Interpretação de texto: Quantos ossos tem uma criança – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre uma pergunta curiosa. Quantos ossos tem uma criança? Vamos descobrir? Para isso, leia com atenção o texto explicativo! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

Quantos ossos tem uma criança?

    Quantos ossos você tem? Será que quando for adulto, vai ter tantos ossos quanto tem agora? O Breno Henrique e a Yahonan ambos de 10 anos e a Maria Alice de 11, que moram em Belo Horizonte, o Samuel que também tem 10 anos e mora em Caeté MG, e a Adaria, através do site, nos deixaram a pergunta aí de cima. Veja só o que a aluna de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Camila Rabelo, disse sobre o assunto:

    “Quando você nasceu, você tinha mais ou menos 300 ossos. Você foi crescendo e seus ossos também cresceram. Só que além de crescer, muitos ossos se juntaram, ou vão se juntar, com outros formando um osso só. Por isso, a gente pode dizer que a medida que crescemos, temos menos ossos no nosso corpo. Quando você se tornar um adulto, você terá apenas 206 ossos.

    Então, fique sabendo que os ossos crescem e se modificam, ou seja, eles constituem um tecido vivo! Os ossos são importantes para dar suporte aos músculos e para proteger os órgãos. Então, cuide bem deles, ingerindo alimentos ricos em vitamina D, praticando esportes e tomando um pouquinho de sol diariamente.”

    Bacana, não?

Disponível em:
<http://www.universidadedascriancas.org>. (Com adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Identifique o objetivo do texto:

(     ) contar uma história.

(     ) anunciar uma descoberta.

(     ) responder a uma pergunta.

 

Questão 2 – Segundo o texto, “a medida que crescemos, temos menos ossos no nosso corpo”. Isso acontece porque:

(     ) os nossos ossos crescem com o nosso crescimento.

(     ) temos aproximadamente 300 ossos quando nascemos.

(     ) muitos de nossos ossos se juntam a outros, formando um só.

 

Questão 3 – No segmento “Quando você se tornar um adulto, você terá apenas 206 ossos.”, o verbo destacado expressa um fato:

(     ) certo.

(     ) possível.

(     ) duvidoso.

 

Questão 4 – Aponte o trecho em que o autor se dirige ao leitor, expressando uma opinião:

(     ) “Quantos ossos você tem?”

(     ) “Será que quando for adulto, vai ter tantos ossos quanto tem agora?”

(     ) “Bacana, não?”

 

Questão 5 – Observe esta passagem do texto:

“Então, fique sabendo que os ossos crescem e se modificam, ou seja, eles constituem um tecido vivo!”

A expressão grifada introduz:

(     ) um exemplo.

(     ) uma conclusão.

(     ) uma explicação.

 

Questão 6 – Em “Os ossos são importantes para dar suporte aos músculos e para proteger os órgãos.”, o termo sublinhado indica:

(     ) fatos que se opõem.

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

 

Questão 7 – Releia:

“Então, cuide bem deles, ingerindo alimentos ricos em vitamina D, praticando esportes e tomando um pouquinho de sol diariamente.”

Nessa passagem, a estudante de Medicina:

(     ) ordena.

(     ) sugere.

(     ) orienta.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: