Atividade de ciências, direcionada aos alunos do oitavo e nono ano do ensino fundamental, com questões elaboradas sobre Hereditariedade e genética (introdução). BNCC 7º ano: EF08CI09. BNCC 8º ano: EF09CI04.
Você pode baixar esta atividade de ciências em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de ciências em:
- Word: Atividade de ciências: Hereditariedade e genética (introdução) – 8º ano e 9º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de ciências: Hereditariedade e genética (introdução) – 8º ano e 9º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de ciências: Hereditariedade e genética (introdução) – 8º ano e 9º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Hereditariedade e genética (introdução)
A hereditariedade é o processo pelo qual as características dos pais são transmitidas para os filhos através do material genético, presente no DNA. Essas características incluem cor dos olhos, formato do rosto e até predisposições a certas doenças.
O DNA, que é encontrado no núcleo das células, contém genes, que são as instruções para o desenvolvimento e funcionamento do corpo. Cada pessoa tem um conjunto único de genes, o que explica por que somos diferentes uns dos outros, mas também parecidos com nossos familiares.
Existem características dominantes e recessivas. As dominantes têm mais chance de se manifestar, enquanto as recessivas só aparecem se vierem dos dois pais. Por exemplo, a cor dos olhos pode ser influenciada por genes dominantes ou recessivos.
Estudar a genética nos ajuda a entender a diversidade dos seres vivos e a importância de cuidar da saúde. Compreender a hereditariedade também é essencial para a ciência e a medicina.
Questões
1) Onde o material genético é encontrado nas células?
A) ( ) Citoplasma
B) ( ) Membrana celular
C) ( ) Núcleo
D) ( ) Mitocôndria
2) Complete: O _____________ é formado por genes que carregam informações sobre nossas características.
3) Desenhe um modelo simples de DNA e indique onde os genes estão localizados.
R:
4) Explique a diferença entre características dominantes e recessivas.
R:
5) Dê um exemplo de característica que pode ser herdada.
R:
Por Acessaber