Início Série4º ano Atividade de ciências: Classificação de alimentos – 4º ano e 5º ano

Atividade de ciências: Classificação de alimentos – 4º ano e 5º ano

por Equipe acessaber

    Atividade de ciências, indicada aos alunos do quarto ano e quinto ano do ensino fundamental, com questões sobre Classificação de alimentos. BNCC 4º ano: EF04CI02 e EF04CI05 . BNCC 5º ano: EF05CI02 e EF05CI03.

    Você pode baixar esta atividade de ciências em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download desse exercício de ciências em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Classificação de alimentos

    Os alimentos podem ser classificados em três grupos principais: alimentos que dão energia, que ajudam no crescimento e que protegem contra doenças. Essa classificação nos ajuda a entender o papel de cada alimento no corpo.
    Os alimentos energéticos, como arroz, batata e pães, fornecem a energia necessária para brincar, estudar e realizar atividades diárias. Já os alimentos construtores, como carnes, ovos e leite, ajudam no crescimento e na reparação dos músculos e ossos.
    Os alimentos reguladores, como frutas e verduras, são ricos em vitaminas e minerais. Eles ajudam o corpo a funcionar bem e fortalecem o sistema imunológico, protegendo contra doenças. Beber bastante água também é essencial para manter o corpo saudável.
    Uma alimentação balanceada deve incluir todos esses grupos. Comer uma variedade de alimentos nas quantidades certas é importante para crescer forte e saudável.

Questões

1) Qual grupo de alimentos fornece energia para o corpo?
A) ( ) Construtores
B) ( ) Reguladores
C) ( ) Energéticos
D) ( ) Protetores

2) Complete: Frutas e verduras são alimentos _ _ _ _ _ _ _ que ajudam a prevenir doenças.
R.

3) Desenhe um prato com alimentos de todos os grupos: energéticos, construtores e reguladores.
R.

4) Explique por que é importante comer alimentos de diferentes grupos.
R.

 

5) Dê um exemplo de alimento construtor.
R.

 

Por Acessaber

Deixe um Comentário