Início Série8º ano Atividade de português: Conjunções adversativas – 8º ano

Atividade de português: Conjunções adversativas – 8º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, focada nos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, aborda conjunções adversativas. Que tal analisá-las no texto A Menina no País das Maravilhas? Para tal, responda às questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

“A Menina no País das Maravilhas”

     Phoebe é rejeitada pelos colegas e mistura realidade com sonho

    Phoebe (Elle Fanning) é uma menina rejeitada por seus colegas de classe. Ela sonha em participar da peça “Alice no País das Maravilhas”, que será encenada em sua escola.

    Phoebe confunde realidade com sonho, e seu comportamento piora a cada dia, preocupando seus pais, Hillary (Felicity Huffman) e Peter (Bill Pullman). Eles tentam ajudar a filha, mas Phoebe prefere se esconder em suas fantasias. Agora, porém, ela terá que enfrentar um duro, doloroso e emocionante processo de autodescoberta e transformação pessoal.

Disponível em:
<https://tvbrasil.ebc.com.br/sessao-familia/2021/07/menina-no-pais-das-maravilhas>. (Com corte).

 

Questões

Questão 1 – Identifique o trecho que contém uma conjunção adversativa:

(     ) “Phoebe (Elle Fanning) é uma menina rejeitada por seus colegas de classe.”

(     ) “Ela sonha em participar da peça ‘Alice no País das Maravilhas’ […]”

(     ) “Agora, porém, ela terá que enfrentar um duro, doloroso e emocionante processo […]”

 

Questão 2 – Observe:

“Phoebe confunde realidade com sonho, e seu comportamento piora a cada dia […]”

Nessa passagem do texto, a conjunção “e” é aditiva ou adversativa? Explique:

 

Questão 3 – Sublinhe a conjunção adversativa a seguir:

 “Eles tentam ajudar a filha, mas Phoebe prefere se esconder em suas fantasias.”

 

Questão 4 – A conjunção adversativa sublinhada acima indica:

(     ) um contraste.

(     ) uma ressalva.

(     ) uma compensação.

 

Questão 5 – A conjunção adversativa inicia uma oração chamada de:

(     ) absoluta.

(     ) coordenada.

(     ) subordinada.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário