Início Série5º ano Interpretação de texto: Pequeno malabarista – 5º ano

Interpretação de texto: Pequeno malabarista – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre o pequeno malabarista. Faz malabarismos no ar, como um pequeno avião. Vamos conhecê-lo? Então, leia com bastante atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

Pequeno malabarista

    Parente menos famoso do bem-te-vi, que pelo canto você deve conhecer, o galito também tem lá suas habilidades. Faz malabarismos no ar, como um pequeno avião. Não é o máximo?!

    A exibição aérea geralmente ocorre quando ele sai em busca de alimento. Mira suas presas – sejam mariposas, borboletas, libélulas, gafanhotos, moscas ou abelhas – e… Vruuum!!! Mergulha no ar para capturá-las numa bicada certeira.

    Há diferenças marcantes entre os galitos macho e fêmea. O macho tem a cauda negra em forma de leque e o corpo apresenta um desenho branco em forma de “V” no dorso e uma faixa peitoral negra incompleta. Já a fêmea é parda, com a região da garganta branca e asas e cauda mais escuras.

    Na época reprodutiva, a cauda do galito macho se torna mais avantajada, favorecendo as curiosas manobras que faz no ar para atrair a fêmea. A cauda chega a formar um ângulo de 90º com o corpo e o espetáculo no céu é bonito de ser ver.

    Quando formam um casal, a fêmea assume muitos afazeres: constrói com capim seco o ninho em forma de taça diretamente no solo, escondido em meio às gramíneas altas. Os filhotes saem do ninho após treze dias de nascidos. Ficam camuflados na vegetação, sendo alimentados e protegidos pela mãe, até que consigam realmente voar.

    O ambiente natural do galito, principalmente o solo, onde os ninhos são construídos, vem sendo utilizado para plantações e criação de gado. Mas é preciso que haja um planejamento e fiscalização para essas atividades. Do contrário, com o desaparecimento desse habitat, o galito corre sério risco de extinção!

Sávio Freire Bruno. Revista
“Ciência Hoje das Crianças”. Edição 272.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – Releia esta passagem:

“Faz malabarismos no ar, como um pequeno avião.”

O autor do texto refere-se:

R:

 

Questão 2 – O trecho “O macho tem a cauda negra em forma de leque e o corpo apresenta um desenho branco em forma de ‘V’ no dorso e uma faixa peitoral negra incompleta.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 3 – Identifique o segmento que contém uma opinião:

(     ) “Mergulha no ar para capturá-las numa bicada certeira.”

(     ) “[…] o espetáculo no céu é bonito de ser ver.”

(     ) “Os filhotes saem do ninho após treze dias de nascidos.”

 

Questão 4 – Em “[…] as curiosas manobras que faz no ar para atrair a fêmea.”, “para” introduz:

(     ) um destino.

(     ) uma direção.

(     ) uma finalidade.

 

Questão 5 – Na parte “[…] constrói com capim seco o ninho em forma de taça diretamente no solo […]”, o autor expõe uma ação:

(     ) do galito fêmea.

(     ) do galito macho.

(     ) do casal de galito.

 

Questão 6 – No fragmento “Ficam camuflados na vegetação, sendo alimentados e protegidos pela mãe, até que consigam realmente voar.”, a expressão grifada indica:

(     ) tempo.

(     ) causa.

(     ) condição.

 

Questão 7 – Observe:

“Mas é preciso que haja um planejamento e fiscalização para essas atividades. Do contrário, com o desaparecimento desse habitat, o galito corre sério risco de extinção!”

Nesse segmento, o autor:

(     ) faz um alerta.

(     ) dá uma sugestão.

(     ) expressa uma ordem.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário