Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre o rato engenhoso. Vamos conhecer a história desse rato? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O rato engenhoso – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O rato engenhoso – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O rato engenhoso – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
O rato engenhoso
Um rato andarilho chegou certa vez a uma aldeia longínqua. Admirou-se por não encontrar naquele lugar nem um só rato. Ruas desertas, um silêncio lúgubre e ameaçador… O ratinho começou a sentir medo. Pressentia que ali se ocultava um perigo misterioso.
Depois de muito procurar, encontrou outro ratinho, encolhido a um canto.
— Por que não encontro outros ratos nesta aldeia, amigo?
O outro olhou-o e respondeu:
— Estou vendo que você não sabe que esta aldeia pertence aos gatos. Rato que apanham é rato que vai para a caçarola. Vigiam todos os armazéns de alimentos com uma guarda dupla, de dia e de noite. Eu mesmo estou quase morto de fome.
O ratinho grunhiu impressionado. Então, teria grandes aventuras, hein?
— Pois vou entrar no primeiro armazém que me aparecer pela frente, companheiro! Se duvida, venha comigo e verá! — prometeu solenemente nosso herói.
Já perto do armazém escolhido, o ratinho fez um rato mecânico e soltou-o na direção onde estavam de guarda quatro gatos e esperou. Mal viram o rato de brinquedo, os gatos atiraram-se sobre ele para despedaçá-lo. Até deixaram alguns dentes cravados no objeto metálico antes de se retirarem desiludidos.
Então o ratinho, fingindo ser ele também um robozinho, aproximou-se da porta do armazém. Os gatos ainda não tinham se recuperado e não queriam ser vítimas de outra brincadeira e deixaram o ratinho passar.
Já dentro do armazém, ele comeu até se fartar. Acho que não deixou nem um pedaço sequer para seu incrédulo amigo.
Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2018-06-23/o-rato-engenhoso.htm>. (Com adaptações).
Questões
Questão 1 – Segundo o narrador, o rato da história era engenhoso. Isso significa que ele era:
( ) corajoso.
( ) habilidoso.
( ) preguiçoso.
Questão 2 – Em “Admirou-se por não encontrar naquele lugar nem um só rato.”, o fato grifado é:
( ) o motivo da admiração do rato andarilho.
( ) a finalidade da admiração do rato andarilho.
( ) a consequência da admiração do rato andarilho.
Questão 3 – O trecho “Ruas desertas, um silêncio lúgubre e ameaçador…” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 4 – Na passagem “Pressentia que ali se ocultava um perigo misterioso.”, a palavra destacada indica:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 5 – Na parte “Vigiam todos os armazéns de alimentos com uma guarda dupla, de dia e de noite.”, o narrador revela um hábito:
( ) dos ratos da aldeia.
( ) dos gatos da aldeia.
( ) dos ratos e dos gatos da aldeia.
Questão 6 – Releia este fragmento do texto:
“Já perto do armazém escolhido, o ratinho fez um rato mecânico e soltou-o na direção onde estavam de guarda quatro gatos e esperou.”
O termo “e”, empregado duas vezes, indica:
( ) fatos que se somam.
( ) fatos que se alternam.
( ) fatos que se contrastam.
Questão 7 – No segmento “Mal viram o rato de brinquedo, os gatos atiraram-se sobre ele para despedaçá-lo.”, os vocábulos sublinhados:
( ) retomam o rato de brinquedo.
( ) anunciam o rato de brinquedo.
( ) caracterizam o rato de brinquedo.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.