Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre uma troca de favores. Você sabia que formigas e plantas trocam favores? Vamos entender melhor esse curioso assunto? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às questões interpretativas propostas!
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Você sabia que formigas e plantas trocam favores?
Gentileza gera gentileza. Já ouviu essa expressão? Pois ela diz respeito a uma das nossas melhores atitudes. E, de fato, quando somos gentis, a tendência é recebermos gentilezas de volta. Mas isso se dá entre nós, humanos. Na natureza, há também troca de favores que beneficiam as partes envolvidas, mas é bom que se diga: são trocas naturais e, não, intencionais.
Vejamos a troca de favores que acontece entre as formigas e uma pequena árvore conhecida como tococa, que é típica do México, da Bolívia e, que no Brasil, pode ser encontrada nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Essa planta desenvolve estruturas modificadas denominadas domáceas, que ficam na base de suas folhas e servem de morada para as formigas. Ali, esses insetos se beneficiam ao se abrigarem do Sol e da chuva. A relação entre a planta e as formigas é tão intensa, que o vegetal é classificado como mirmecófita, palavra de origem grega que significa “formiga e planta”.
Ah, sim, você quer saber o que a planta ganha com isso? Pro-te-ção! Com as formigas vivendo em suas domáceas, quando outros insetos e pequenos animais herbívoros – ou seja, que se alimentam de vegetais – começam a comer a planta, as formigas entram em ação: unem-se e, rapidamente, formam um pequeno exército que ataca os intrusos. As formigas costumam ser bem agressivas na defesa do abrigo e, aí, ou os pequenos animais desistem e fogem, ou acabam mortos.
Essa associação entre a formiga e a planta é conhecida como mutualismo e ocorre, também, entre outros seres. Trata-se de uma relação em que os dois lados são beneficiados.
De tudo isso, podemos concluir que a gentileza, mesmo quando não é intencional, é benéfica!
Henrique Augusto Mews. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 218.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.
Questões
Questão 1 – Releia este segmento do texto:
“[…] são trocas naturais e, não, intencionais.”
A que trocas o autor do texto se refere?
R:
Questão 2 – Em “A relação entre a planta e as formigas é tão intensa, que o vegetal é classificado como mirmecófita […]”, o fato destacado é:
( ) a causa do anterior.
( ) a finalidade do anterior.
( ) a consequência do anterior.
Questão 3 – No trecho “[…] que se alimentam de vegetais […]”, o autor refere-se:
( ) às formigas.
( ) a outros insetos.
( ) aos animais herbívoros.
Questão 4 – No fragmento “[…] unem-se e, rapidamente, formam um pequeno exército que ataca os intrusos.”, o termo sublinhado indica:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 5 – Na passagem “As formigas costumam ser bem agressivas na defesa do abrigo […]”, o vocábulo grifado foi usado para:
( ) intensificar.
( ) caracterizar.
( ) complementar.
Questão 6 – Observe:
“Trata-se de uma relação em que os dois lados são beneficiados.”
Nessa parte do texto, o autor:
( ) expõe uma definição.
( ) faz uma recomendação.
( ) apresenta uma conclusão.
Questão 7 – Identifique a passagem em que o autor se dirige diretamente ao leitor:
( ) “Essa planta desenvolve estruturas modificadas denominadas domáceas […]”
( ) “Ali, esses insetos se beneficiam ao se abrigarem do Sol e da chuva.”
( ) “Ah, sim, você quer saber o que a planta ganha com isso?”
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.