Atividade de português, focada nos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, aborda os advérbios. Vamos analisar os termos que modificam o sentido de verbos, adjetivos ou advérbios, exprimindo variadas circunstâncias? Então, responda às questões com base no texto que nos apresenta o livro Juntos descobrimos a Engenharia!
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe este exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Advérbios – 8º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Advérbios – 8º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Advérbios – 8º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Personagens históricos explicam a Engenharia!
Leonardo Da Vinci e Mary Jackson são os dois personagens emblemáticos que aparecem no livro para contar a história da Engenharia.
Embora Da Vinci seja muito famoso e conhecido, Mary Jackson nem sempre é lembrada por todo mundo. Como nós aqui somos entusiastas das mulheres e meninas nas ciências, adoramos saber que ela também está lá para contar essas histórias!
A publicação inclui muitas atividades, jogos e enigmas que vão ajudar você a descobrir tudo o que precisa para ser um verdadeiro engenheiro!
O livro infantil “Juntos descobrimos a Engenharia” foi lançado pela Ordem dos Engenheiros de Portugal […]
Verônica Soares. Disponível em: <https://minasfazciencia.com.br/>. (Fragmento com adaptação).
Questões
Questão 1 – Aponte o trecho que apresenta um advérbio:
( ) “Leonardo Da Vinci e Mary Jackson são os dois personagens emblemáticos […]”
( ) “Embora Da Vinci seja muito famoso e conhecido […]”
( ) “[…] vão ajudar você a descobrir tudo o que precisa para ser um verdadeiro engenheiro!”
Questão 2 – No trecho apontado acima, o advérbio é de:
( ) modo.
( ) afirmação.
( ) intensidade.
Questão 3 – No segmento “[…] Mary Jackson nem sempre é lembrada por todo mundo.”, há um advérbio que exprime uma circunstância de tempo. Identifique-o:
Questão 4 – No período abaixo, há dois advérbios que indicam lugar. Sublinhe-os:
“Como nós aqui somos entusiastas das mulheres e meninas nas ciências, adoramos saber que ela também está lá para contar essas histórias!”
Questão 5 – Os advérbios de lugar sublinhados anteriormente modificam o sentido de:
( ) verbos.
( ) adjetivos.
( ) advérbios.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.