Início Série8º ano Atividade de português: Conjunções adversativas – 8º ano

Atividade de português: Conjunções adversativas – 8º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, focada nos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, aborda as conjunções adversativas. Que tal analisá-las no texto Por que a Fórmula 1 tem esse nome? Então, responda às questões propostas a seguir!

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe este exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                       DATA:

PROF:                                                            TURMA:

NOME:

Leia:

Por que a Fórmula 1 tem esse nome?

    Foi a partir de 1950, quando a Federação Internacional do Automóvel (FIA) criou o Campeonato Mundial de Pilotos, que o nome Fórmula 1 passou a ser denominação oficial. Antes disso, disputavam-se centenas de Grandes Prêmios, mas não havia um torneio e um campeão formais. A definição de carro de “fórmula”, porém, nasceu junto com as competições de automóveis. Depois das primeiras provas com os carros existentes, ainda no século passado, é que se pensou em aliviar o peso para ganhar velocidade. Foram, então, retirados os itens “supérfluos”, como os para-lamas e os estribos. O segundo passo foi eliminar do carro o mecânico, que participava da corrida sentado ao lado do piloto. Surgiram os monopostos, ou fórmulas: carros em forma de tubo e com as rodas expostas, batizados carinhosamente de “charutinhos” no Brasil.

Marcelo Duarte. Disponível em: <https://www.guiadoscuriosos.com.br/>.

 

Questões

Questão 1 – Há uma conjunção adversativa no segmento:

(     ) “A definição de carro de “fórmula”, porém, nasceu junto com as competições […]”

(     ) “O segundo passo foi eliminar do carro o mecânico, que participava da corrida […]”

(     ) “Surgiram os monopostos, ou fórmulas: carros em forma de tubo e com as rodas […]”

 

Questão 2 – No segmento identificado anteriormente, a conjunção adversativa indica:

(     ) um contraste.

(     ) uma ressalva.

(     ) uma compensação.

 

Questão 3 – Grife a conjunção adversativa neste período do texto:

“Antes disso, disputavam-se centenas de Grandes Prêmios, mas não havia um torneio e um campeão formais.”

 

Questão 4 – A conjunção grifada acima poderia ser substituída por:

(     ) “pois”.

(     ) “contudo”.

(     ) “por isso”.

 

Questão 5 – A conjunção adversativa compõe uma oração chamada de:

(     ) absoluta.

(     ) coordenada.

(     ) subordinada.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário