Atividade de português, focada nos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, aborda as conjunções adversativas. Que tal analisá-las no texto Por que a Fórmula 1 tem esse nome? Então, responda às questões propostas a seguir!
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe este exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Conjunções adversativas – 8º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Conjunções adversativas – 8º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Conjunções adversativas – 8º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Por que a Fórmula 1 tem esse nome?
Foi a partir de 1950, quando a Federação Internacional do Automóvel (FIA) criou o Campeonato Mundial de Pilotos, que o nome Fórmula 1 passou a ser denominação oficial. Antes disso, disputavam-se centenas de Grandes Prêmios, mas não havia um torneio e um campeão formais. A definição de carro de “fórmula”, porém, nasceu junto com as competições de automóveis. Depois das primeiras provas com os carros existentes, ainda no século passado, é que se pensou em aliviar o peso para ganhar velocidade. Foram, então, retirados os itens “supérfluos”, como os para-lamas e os estribos. O segundo passo foi eliminar do carro o mecânico, que participava da corrida sentado ao lado do piloto. Surgiram os monopostos, ou fórmulas: carros em forma de tubo e com as rodas expostas, batizados carinhosamente de “charutinhos” no Brasil.
Marcelo Duarte. Disponível em: <https://www.guiadoscuriosos.com.br/>.
Questões
Questão 1 – Há uma conjunção adversativa no segmento:
( ) “A definição de carro de “fórmula”, porém, nasceu junto com as competições […]”
( ) “O segundo passo foi eliminar do carro o mecânico, que participava da corrida […]”
( ) “Surgiram os monopostos, ou fórmulas: carros em forma de tubo e com as rodas […]”
Questão 2 – No segmento identificado anteriormente, a conjunção adversativa indica:
( ) um contraste.
( ) uma ressalva.
( ) uma compensação.
Questão 3 – Grife a conjunção adversativa neste período do texto:
“Antes disso, disputavam-se centenas de Grandes Prêmios, mas não havia um torneio e um campeão formais.”
Questão 4 – A conjunção grifada acima poderia ser substituída por:
( ) “pois”.
( ) “contudo”.
( ) “por isso”.
Questão 5 – A conjunção adversativa compõe uma oração chamada de:
( ) absoluta.
( ) coordenada.
( ) subordinada.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.