Atividade de Português destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio. As questões propostas contemplam os diferentes empregos inerentes ao uso do sinal indicativo de crase, tomando-se como ponto de partida trecho do romance “São Bernardo”, de Graciliano Ramos. Trata-se de um conteúdo que suscita dúvidas de modo recorrente.
Você pode fazer o download desta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word e em PDF pronta para impressão.
Faça o download desta atividade de português em:
- Word: Atividade de Português – Uso de crase – 3º ano do Ensino Médio – Word – Modelo editável
- PDF: Atividade de Português – Uso de crase – 3º ano do Ensino Médio – Pronto para imprimir
- Gabarito: Atividade de Português – Uso de crase – 3º ano do Ensino Médio – Respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Uso de crase
Questão 1 – Leia esta passagem do romance “São Bernardo”, escrito por Graciliano Ramos:
Às vezes, as ideias não vêm, ou vêm muito numerosas ― e a folha permanece meio escrita, como estava na véspera. Releio algumas linhas, que me desagradam. Não vale a pena tentar corrigi-las. Afasto o papel.
São Bernardo. Rio de Janeiro: Record, 1983.
Agora, justifique o acento indicativo de crase em Às vezes:
_________________________________________________________________________________
Questão 2 – Assinale a alternativa correta em relação ao acento grave indicativo de crase estabelecido pela norma culta da língua:
a) O diretor se referiu à problemas internos.
b) Estávamos frente à frente no momento em que se iniciou a discussão.
c) Este é o proprietário à cuja fazenda iremos.
d) A cerimônia será realizada às dezenove horas.
Questão 3 – Leia atentamente as sentenças, colocando o sinal de crase, caso necessário:
a) A jovem saiu apressadamente a procura de socorro.
b) Diante da notícia, ela começou a chorar descontroladamente.
c) Apesar das orientações, o filho não obedeceu a ela.
d) Iremos a belíssima Florianópolis no próximo ano.
Questão 4 – Identifique a alternativa em que é opcional o emprego do sinal de crase. Em seguida, coloque o acento nos casos obrigatórios:
a) Chegamos tarde a casa.
b) Dou muito valor a essa conquista.
c) Ela referiu-se a minha filha.
d) O jovem leu o texto as pressas.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
2 comentários
Excelente atividade! Fica a dica!
As atividades são excelentes.Parabéns! Espero mais.