Início Atividades Atividade de português: Macaco barrigudo – 8º ano

Atividade de português: Macaco barrigudo – 8º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de Português direcionada aos estudantes do 8º ano. O uso da vírgula,  a acentuação de palavras, entre outros conteúdos são explorados por meio do gênero notícia “Macaco-barrigudo”.  

    Você pode fazer o download desta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para imprimir em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:      

 

Leia esta notícia e, em seguida, responda às questões propostas:

 

Macaco-barrigudo

    Zoológico de Belo Horizonte tem novos moradores

    Espécie de primatas vive preferencialmente em florestas de terra firme

    Desde o final de janeiro, o Jardim Zoológico da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (avenida Otacílio Negrão de Lima, 8.000, Pampulha) passou a contar com mais uma espécie de primata brasileiro da região Amazônica em seu acervo. Agora, além de parauacu, cuxiú, macaco-da-noite e sagui imperador, o Zoo tem um grupo composto por oito indivíduos de macaco-barrigudo (Lagothrix cana), um dos maiores primatas da Amazônia e que vive preferencialmente em florestas de terra firme, em grupos que têm, em média, 19 indivíduos.

    De acordo com a responsável pela Seção de Mamíferos do Jardim Zoológico, a bióloga Valéria Pereira, o Brasil é o país que tem o maior número de espécies de primatas. “Essa é uma oportunidade de ampliar a diversidade do grupo de primatas em nosso plantel e isso será um grande atrativo para as pessoas”, comentou.

    Além disso, por se tratar de uma espécie ameaçada de extinção, segundo a International Union for Conservation of Nature (IUCN), a FZB-BH tem grande interesse em colaborar com a conservação desta espécie por meio de pesquisas científicas, atividades de educação ambiental e manejo em cativeiro. […]

Disponível em: <http://www.otempo.com.br>.

 

Atividades

Questão 1 – Identifique o objetivo da notícia:

 

 

Questão 2 – São termos utilizados para a retomada ao macaco-barrigudo, exceto:

a) espécie de primatas

b) desta espécie

c) grupo de primatas

d) uma espécie ameaçada de extinção

 

Questão 3 – Relacione:

Trechos da notícia:

  1. Desde o final de janeiro, o Jardim Zoológico da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte…”
  2. “(avenida Otacílio Negrão de Lima, 8.000, Pampulha)”.
  3. “[…] além de parauacu, cuxiú, macaco-da-noite e sagui imperador, …”.
  4. “De acordo com a responsável pela Seção de Mamíferos do Jardim Zoológico, a bióloga Valéria Pereira, o Brasil …”.

Justificativas para o emprego da vírgula:

____ Enumerar as espécies.

____ Inversão na ordem de termos da frase.

____ Inserção de uma explicação.

____ Separar termos relativos ao endereço.

 

Questão 4 – Identifique a razão gramatical que explica o acento gráfico destas duplas de palavras:

a) espécie, média.                                          

b) mamíferos, zoológico.                            

c) será, cuxiú.                                                

 

______ palavras oxítonas terminadas em vogais.

______ paroxítonas terminadas em ditongo.

______ palavras proparoxítonas.

 

Questão 5 – Escreva os substantivos equivalentes aos adjetivos apresentados a seguir:

a) firme: _________________

b) responsável: ______________________

c) atrativo: __________________________

d) ambiental: ________________________

e) científica: _______________________

 

Questão 6 – Justifique o emprego do sinal de aspas na notícia:

 

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

 

 

 

 

 

Deixe um Comentário