Atividade de interpretação de texto, direcionada aos alunos do terceiro ano do ensino fundamental, com questões desenvolvidas sobre o texto: Rufus.
Esta atividade de compreensão de texto está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Interpretação de texto: Rufus – 3º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Rufus – 3º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Rufus – 3º ano – Com respostas
- Imagem: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Rufus
Rufus é um lince de uma espécie particular: Sua pelagem é ruiva, muito ruiva, quase vermelha. E todos os animais desconfiam dele, não apenas por causa dessa cor estranha, mas também porque ele era pintor! Um lince ruivo pintor, nunca se viu! E, é claro, os animais fogem dele.
Só Lorde, a raposa, é seu fervoroso admirador.
– Que bando de ignorantes! – diz ao amigo Rufus.
– Seu talento não é reconhecido!
Lorde decide organizar uma exposição em sua homenagem, mas sem revelar a verdadeira identidade do artista. Todos os animais da região comparecem.
– Genial! Fabuloso! – exclamam, seduzidos.
Lorde então anuncia:
– Apresento-lhes o artista… Rufus!
E Rufus se apresenta, diante dos olhares pasmados dos convidados. Segue-se um longo silêncio, depois explode um trovão de aplausos.
Agora Rufus se tornou a atração local!
Questões
1) Qual é o título do texto?
R.
2) Quem é Rufus?
R.
3) Qual é a característica mais forte em Rufus?
R.
4) Por que os animais desconfiam um pouco de Rufus?
R.
5) Quem é o grande admirador de Rufus?
R.
6) O que Lorde decide fazer para homenagear o amigo?
R.
7) O que os animais da região acharam da exposição?
R.
Por Hélia Higa.