Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre Tartarugas até lá embaixo. Vamos saber mais a respeito desse livro, escrito pelo autor de A culpa é das estrelas? Então, leia com atenção o texto e, depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Esta atividade de compreensão de texto está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe este exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Tartarugas lá embaixo – 6º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Tartarugas lá embaixo – 6º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Tartarugas lá embaixo – 6º ano – Com respostas
- Imagens: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia com atenção o texto. Depois, responda às questões interpretativas propostas:
Tartarugas até lá embaixo
Depois de seis anos, milhões de livros vendidos, dois filmes de sucesso e uma legião de fãs apaixonados ao redor do mundo, John Green, o autor do inesquecível A culpa é das estrelas, lança o mais pessoal de todos os seus livros: Tartarugas até lá embaixo.
A história acompanha a jornada de Aza Holmes, uma menina de 16 anos que sai em busca de um bilionário misteriosamente desaparecido – quem encontrá-lo receberá uma polpuda recompensa em dinheiro – enquanto tenta lidar com o próprio transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).
Repleto de referências da vida do autor – entre elas, a tão marcada paixão pela cultura pop e o TOC, distúrbio mental que o afeta desde a infância –, Tartarugas até lá embaixo tem tudo o que fez de John Green um dos mais queridos autores contemporâneos. Um livro incrível, recheado de frases sublinháveis, que fala de amizades duradouras e reencontros inesperados, fan-fics de Star Wars e – por que não? – peculiares répteis neozelandeses.
Disponível em: <https://www.amazon.com.br/>.
Questões
Questão 1 – Identifique o assunto do texto:
( ) “A culpa é das estrelas”.
( ) “Tartarugas até lá embaixo.”
( ) “Star Wars”.
Questão 2 – Releia esta passagem do texto:
“A história acompanha a jornada de Aza Holmes, uma menina de 16 anos que sai em busca de um bilionário misteriosamente desaparecido […]”
Nessa passagem, o autor do texto:
( ) interpela a personagem Aza Holmes.
( ) apresenta a personagem Aza Holmes.
( ) caracteriza a personagem Aza Holmes.
Questão 3 – O que significa “uma polpuda recompensa em dinheiro”?
( ) Significa “uma grande recompensa em dinheiro”.
( ) Significa “uma duvidosa recompensa em dinheiro”.
( ) Significa “uma surpreendente recompensa em dinheiro”.
Questão 4 – No trecho “[…] enquanto tenta lidar com o próprio transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).”, a palavra destacada exprime uma circunstância de:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 5 – No texto acima, “TOC” é:
( ) uma sigla.
( ) uma interjeição.
( ) uma onomatopeia.
Questão 6 – Na parte “[…] Tartarugas até lá embaixo tem tudo o que fez de John Green um dos mais queridos autores contemporâneos.”, o vocábulo “o” equivale a:
( ) “isso”.
( ) “aquilo”.
( ) “aquele”.
Questão 7 – Em “Um livro incrível, recheado de frases sublinháveis […]”, o autor do texto:
( ) avalia o livro.
( ) conta um trecho do livro.
( ) levanta uma hipótese sobre o livro.
Questão 8 – No segmento “[…] que fala de amizades duradouras e reencontros inesperados […]”, o termo “e” foi empregado para indicar:
( ) a soma de ideias.
( ) o contraste de ideias.
( ) a alternância de ideias.
Questão 9 – Podemos concluir que o objetivo do texto é:
( ) noticiar.
( ) divulgar.
( ) fazer refletir.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.