Início Série7º ano Interpretação de texto: Escondido no pé de cacau – 7º ano

Interpretação de texto: Escondido no pé de cacau – 7º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre o rato-do-cacau. Uma espécie típica do sul da Bahia, região onde crescem plantações da saborosa fruta, que é matéria-prima de uma iguaria ainda mais gostosa, o chocolate! Vamos conhecer o rato-do-cacau? Para tanto, leia com atenção o texto Escondido no pé de cacau! Logo após, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

Escondido no pé de cacau

    É entre um cacaueiro e outro que vive o rato-do-cacau. Uma espécie típica do sul da Bahia, região onde crescem plantações da saborosa fruta, que é matéria-prima de uma iguaria ainda mais gostosa, o chocolate!

    O rato-do-cacau é muito arisco, e os pesquisadores sofrem para observá-lo. Ele se esconde muito bem na cabruca, ambiente formado pela mistura de cacaueiros e outras espécies de plantas. É quando a noite chega que o rato-do-cacau sai pela mata, para procurar folhas e frutos. E, ao perceber que está sendo observado, se esconde novamente, principalmente nos ocos das árvores e nas bromélias que crescem no mato.

    Essa dificuldade em observar o rato-do-cacau faz com que os pesquisadores saibam pouco sobre a espécie. As técnicas de observação que os cientistas usam com outros mamíferos – como atraí-los com alimentos – não funcionam com ele. Sobre sua reprodução, os pesquisadores suspeitam de que cada fêmea tenha apenas um filhote por ano.

    Talvez seja a falta de lugar para morar a maior ameaça ao rato-do-cacau, pois quase toda a floresta nativa do sul da Bahia, onde vive o roedor, já foi desmatada. Boa parte do que resta está nas cabrucas, que estão sendo derrubadas para dar lugar a pastagens.

    O rato-do-cacau resistirá apenas se ajudarmos a preservar o que resta das florestas baianas. Espalhe essa ideia!

Henrique Caldeira Costa. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 246. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – Em “Uma espécie típica do sul da Bahia […]”, o autor do texto refere-se:

(     ) ao cacaueiro.

(     ) ao rato-do-cacau.

(     ) ao chocolate.

 

Questão 2 – No trecho “O rato-do-cacau é muito arisco […]”, o autor expõe:

(     ) uma ação do rato-do-cacau.

(     ) um estado do rato-do-cacau.

(     ) um modo de ser do rato-do-cacau.

 

Questão 3 – Releia esta passagem do texto:

“Ele se esconde muito bem na cabruca, ambiente formado pela mistura de cacaueiros e outras espécies de plantas.”

A parte destacada acima:

(     ) define “cabruca”.

(     ) caracteriza “cabruca”.

(     ) complementa “cabruca”.

 

Questão 4 – Na parte “É quando a noite chega que o rato-do-cacau sai pela mata, para procurar folhas e frutos.”, o termo “para” indica:

(     ) um fato que é a finalidade do fato anterior.

(     ) um fato que se contradiz com o fato anterior.

(     ) um fato que é a consequência do fato anterior.

 

Questão 5 – Em “As técnicas de observação que os cientistas usam com outros mamíferos – como atraí-los com alimentos – não funcionam com ele.”, o vocábulo “como” introduz:

(     ) um exemplo das técnicas de observação adotadas pelos cientistas. 

(     ) uma opinião sobre as técnicas de observação adotadas pelos cientistas.

(     ) uma comparação entre as técnicas de observação adotadas pelos cientistas.

 

Questão 6 – No fragmento “[…] os pesquisadores suspeitam de que cada fêmea tenha apenas um filhote por ano.”, expressão grifada indica uma circunstância de:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 7 – De acordo com o autor do texto, “Talvez seja a falta de lugar para morar a maior ameaça ao rato-do-cacau”. Por quê?

R:

 

Questão 8 – No segmento “O rato-do-cacau resistirá apenas se ajudarmos a preservar o que resta das florestas baianas.”, o autor empregou o termo “se” para exprimir:

(     ) uma hipótese.

(     ) uma condição.

(     ) uma conclusão.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário