Início Atividades Interpretação de texto: Os meninos da rua Safira – 5º ano

Interpretação de texto: Os meninos da rua Safira – 5º ano

por acessaber

   Atividade de interpretação de texto e gramática, proposta a alunos do quinto ano, do texto “Os meninos da rua Safira”, 

   É possível fazer o download desta atividade em modelo do Word que pode ser editado, pronto para imprimir em PDF e a atividade respondida.

 

    Baixe esta interpretação em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Os meninos da rua Safira

   Do lado de lá da cidade, no extremo Norte, existem ruas com nomes de pedras preciosas. Safira é uma delas. Nessa rua, vivem meninos de todas as raças, crenças e costumes.

   São porém, amigos dos meninos da rua do Ouro que é paralela á Safira e também transversal que à rua Esmeralda.

   Depois de irem à escola e cumprir todos os seus deveres, eles constantemente estão programando um futebol na quadra, que a prefeitura construiu; mas é uma verdadeira “pelada”.

   Eles convidam seus amigos da rua do Ouro e da rua Esmeralda e aí, durante as brincadeiras eles chupam picolés, comem pipocas e docinhos que oferecem a seus colegas. É pois, um verdadeiro exemplo de harmonia, solidariedade e compreensão.

   Ah! Outro dia, eles resolverem fazer a brincadeira do pau de sebo. Bem lá no alto, colocaram um belo prêmio, um videogame. Aquele que não escorregasse e alcançasse o prêmio seria privilegiado. Mas, que decepção! Nenhum conseguiu chegar até lá em cima. Então o que fizeram? Pensaram…pensaram… até que chegaram num consenso:

   – Vamos fazer uma rifa deste videogame e com o dinheiro compraremos camisas para o nosso time e uma bola nova.

   – Tudo bem.

   Fizeram a rifa e venderam rapidinho.

   Davi logo disse: eu quero a camisa dez. E como os outros não reivindicaram nada, ele ficou com a camisa mais importante do time.

   Programaram então uma bela festa para a estreia das camisas e da bola nova. Convidaram a menina mais bonita da rua Turquesa para dar o chute inicial.

   Compraram muitos salgados, docinhos e outras guloseimas. Ah! Não faltaram os refrigerantes.

   Antes de começar o jogo, soltaram foguetes, que bum! Espocavam no ar e era uma alegria só.

Clêdes Pessoa

 

Compreensão de texto

1) Qual é o título do texto?

R.: 

2) Quem é o autor?

R.:

3) Quantos parágrafos há no texto?

R.:

4) Quais são os personagens da história?

R.:

5) Como são as pessoas que moram na rua Safira? Como é o relacionamento dessas pessoas?

R.: 

6) O texto cita algumas atividades que os amigos realizaram juntos, quais são elas?

R.: 

7) Qual é a justificativa do texto para o nome das ruas?

R.:

8) Explique a seguinte frase do texto:

“É, pois, um verdadeiro exemplo de harmonia, solidariedade e compreensão”

R.

9) Faça uma ilustração das ruas desta cidade. Preste atenção você tem que se basear nas informações do texto e o mapa deve conter o nome das ruas.

 

Por ACESSABER

11 comentários

Neuza Aparecida Gomes Soares 23 de março - 10:31

Amo o site.Vcs são demais

Responder
acessaber 23 de março - 12:11

Obrigada

Responder
emily luana s.r.de oliveira 23 de abril - 15:14

otimo esse blog

Responder
sofia 26 de maio - 15:49

Alguém me ajude ,aki nao possui respostas

Responder
Duda 15 de junho - 16:27

Vdd nem no meu!!

Responder
rosangel Silva 23 de novembro - 22:49

Quero agradecer a generosidade de compartilharem estes textos ,que tanto nos auxiliam na lida pedagógica em sala de aula.

Obrigada,

Rosângela

Responder
vitoria ferreira santos bernades 28 de dezembro - 14:21

oi td bem

Responder
vitoria ferreira santos bernades 28 de dezembro - 14:21

texto bonito

Responder
vitoria ferreira santos bernades 28 de dezembro - 14:22

oi sou vitória de 10 anos

Responder
Anderson u OLIVER 22 de janeiro - 7:47

Gostei muito desse texto,vou me aprofundar mas em interpretação de texto obrigado.

Responder
Cris Ramos Gomes 9 de maio - 21:40

Muito obrigado!O site tem me auxiliado,pra que eu possa ajudar meu filho,na compreensão e interpretação de textos.

Responder

Deixe um Comentário