Atividade de português, dirigida aos alunos do oitavo ano, sobre os sinais de pontuação. Vamos analisá-los, buscando entender o papel que eles desempenham no contexto comunicativo? Para tal, responda às questões com base no texto que nos apresenta o livro Seis vezes Lucas, escrito por Lygia Bojunga!
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Atividade português: Sinais de pontuação – 8º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade português: Sinais de pontuação – 8º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade português: Sinais de pontuação – 8º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Seis vezes Lucas
O Timorato era filho, neto e bisneto de vira-lata. […] E até o dia de vir pra casa do Lucas o Timorato só tinha feito uma coisa na vida: vira-latar. Agora tudo mudava: cama macia, cochilo no colo do Lucas, comida aparecendo a toda hora. O Timorato foi engordando, foi ficando muito inteligente, e se diziam “Que gracinha!” e faziam uma festa nele, pronto: ele rolava pra cá e pra lá no chão, só faltava se desmanchar de alegria.
BOJUNGA, Lygia. “Seis vezes Lucas”. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga. 2005. p. 42.
Questões
Questão 1 – O segundo período texto foi transcrito sem as vírgulas. Aponte a alternativa em que elas foram colocadas corretamente:
( ) “E, até o dia de vir pra casa do Lucas, o Timorato só tinha feito uma coisa na vida […]”
( ) “E até o dia de vir pra casa do Lucas, o Timorato, só tinha feito uma coisa na vida […]”
( ) “E, até o dia de vir pra casa do Lucas o Timorato, só tinha feito uma coisa na vida […]”
Questão 2 – As reticências indicam que houve:
( ) uma interrupção do pensamento da narradora.
( ) uma continuação de um fato.
( ) um corte no trecho da obra que foi transcrito acima.
Questão 3 – Em “Que gracinha!”, as aspas destacam:
( ) uma explicação sobre o livro.
( ) uma fala de personagens do livro.
( ) uma opinião da narradora da história.
Questão 4 – O ponto de exclamação foi empregado depois de “Que gracinha!” para exprimir:
( ) aclamação
( ) alegria
( ) contemplação
Questão 5 – No período “Agora tudo mudava: cama macia, cochilo no colo do Lucas, comida aparecendo a toda hora.”, os dois-pontos introduzem:
( ) uma enumeração que conclui a informação anterior.
( ) uma enumeração que explica a informação anterior.
( ) uma enumeração que complementa a informação anterior.
Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.