Início Série8º ano Atividade português: Sinais de pontuação – 8º ano

Atividade português: Sinais de pontuação – 8º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, dirigida aos alunos do oitavo ano, sobre os sinais de pontuação. Vamos analisá-los, buscando entender o papel que eles desempenham no contexto comunicativo? Para tal, responda às questões com base no texto que nos apresenta o livro Seis vezes Lucas, escrito por Lygia Bojunga!

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Seis vezes Lucas

    O Timorato era filho, neto e bisneto de vira-lata. […] E até o dia de vir pra casa do Lucas o Timorato só tinha feito uma coisa na vida: vira-latar. Agora tudo mudava: cama macia, cochilo no colo do Lucas, comida aparecendo a toda hora. O Timorato foi engordando, foi ficando muito inteligente, e se diziam “Que gracinha!” e faziam uma festa nele, pronto: ele rolava pra cá e pra lá no chão, só faltava se desmanchar de alegria.

BOJUNGA, Lygia. “Seis vezes Lucas”. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga. 2005. p. 42.

 

Questões

 

Questão 1 – O segundo período texto foi transcrito sem as vírgulas. Aponte a alternativa em que elas foram colocadas corretamente:

(     ) “E, até o dia de vir pra casa do Lucas, o Timorato só tinha feito uma coisa na vida […]”

(     ) “E até o dia de vir pra casa do Lucas, o Timorato, só tinha feito uma coisa na vida […]”

(     ) “E, até o dia de vir pra casa do Lucas o Timorato, só tinha feito uma coisa na vida […]”

 

Questão 2 – As reticências indicam que houve:

(     ) uma interrupção do pensamento da narradora.

(     ) uma continuação de um fato.

(     ) um corte no trecho da obra que foi transcrito acima.

 

Questão 3 – Em “Que gracinha!”, as aspas destacam:

(     ) uma explicação sobre o livro.

(     ) uma fala de personagens do livro.

(     ) uma opinião da narradora da história.

 

Questão 4 – O ponto de exclamação foi empregado depois de “Que gracinha!” para exprimir:

(     ) aclamação

(     ) alegria

(     ) contemplação

 

Questão 5 – No período “Agora tudo mudava: cama macia, cochilo no colo do Lucas, comida aparecendo a toda hora.”, os dois-pontos introduzem:

(     ) uma enumeração que conclui a informação anterior.

(     ) uma enumeração que explica a informação anterior.

(     ) uma enumeração que complementa a informação anterior.

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário