Atividade de português, voltada aos alunos do nono ano, aborda os verbos transitivos diretos. Trata-se daqueles verbos que têm sentido completo ou que precisam de complemento para fazer sentido? Descubra, respondendo às questões com base no texto sobre a Rachel de Queiroz!
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Verbos transitivos diretos – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Verbos transitivos diretos – 9º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Verbos transitivos diretos – 9º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Rachel de Queiroz
Rachel de Queiroz é uma prestigiada escritora brasileira que foi precoce em tudo. Ela nasceu no Ceará em 1910 e formou-se professora com apenas 15 anos. Como presenciava a seca que assolava a sua terra naquela época, com 20 anos escreveu uma de suas maiores obras, o livro “O Quinze”, que aborda a triste realidade dos retirantes que fugiam da seca nordestina. Pelo livro ela recebeu um prêmio da Fundação Graça Aranha e a obra ficou conhecida nas maiores capitais.
Ao longo da vida, Rachel de Queiroz escreveu muitos livros, foi tradutora, autora de peças de teatro, professora e jornalista, ou seja, teve uma vida dedicada às letras.
Disponível em: <https://plenarinho.leg.br>. (Fragmento).
Questões
Questão 1 – Identifique a passagem que apresenta um verbo transitivo direto:
( ) “Rachel de Queiroz é uma prestigiada escritora brasileira […]”
( ) “Ela nasceu no Ceará em 1910 […]”
( ) “Ao longo da vida, Rachel de Queiroz escreveu muitos livros […]”
Questão 2 – O verbo transitivo direto, presente na passagem identificada acima, exprime:
( ) uma ação da Rachel de Queiroz.
( ) um estado da Rachel de Queiroz.
( ) uma característica da Rachel de Queiroz.
Questão 3 – O adjunto adverbial “com 20 anos” acrescenta uma circunstância de tempo:
( ) ao verbo transitivo direto “presenciava”.
( ) ao verbo transitivo direto “assolava”.
( ) ao verbo transitivo direto “escreveu”.
Questão 4 – Na oração “[…] que aborda a triste realidade dos retirantes […]”, o verbo “aborda” é transitivo direto porque:
( ) tem sentido completo.
( ) exige complemento com preposição.
( ) exige complemento sem preposição.
Questão 5 – No segmento “[…] teve uma vida dedicada às letras.”, o verbo transitivo direto grifado aponta para um fato:
( ) esporádico na vida de Rachel de Queiroz.
( ) concluído na vida de Rachel de Queiroz.
( ) inacabado na vida de Rachel de Queiroz.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.