Interpretação de texto dirigida a alunos do quarto ou quinto ano, o texto utilizado nesta interpretação é “Tempo Maluco”.
Esta atividade está disponível para download em modelo do Word, em PDF pronto para imprimir e a atividade respondida.
Baixe esta atividade em:
- Word: Interpretação de texto: Tempo maluco – 4º ou 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Tempo maluco – 4º ou 5º ano – Pronta para impressão
- Gabarito: Interpretação de texto: Tempo Maluco – 4º ou 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Tempo maluco
O Dia perguntou para o Ano: – Em que ano nós estamos? O Ano perguntou para o Dia: – Que dia é hoje?”. O Mês perguntou para a Hora: – Que horas são?”. A Hora consultou o cuco, que respondeu: – Cuco-cuco-cuco!, pare de me pressionar senão eu vou acabar maluco. Aí a Hora reclamou com o Dia, que reclamou com o Ano, que reclamou com o Século. Este, mais velho e mais sábio, não reclamou; acordou de seu sono secular e disse: – Parem de atormentar o pobre cuco! Não veem que ele está para ficar maluco?. Foi aí que o Momento teve uma ideia instantânea e deu um relógio digital japonês para o cuco, que imediatamente aposentou seus ponteiros. A partir daí, todos passaram a achar que o cuco estava quebrado, e mesmo quando ele, com o novo relógio no pulso tentava dar a hora certa, ninguém ligava. Aquele cuco, sem ponteiros, e de relógio digital japonês no pulso, só podia estar mesmo maluco! – Cuco-cuco-cuco! Não estou maluco! – protestou o cuco indignado. Mas não houve jeito. O Tempo, que com o progresso já não entendia mais a linguagem dos cucos, explicou que os loucos são assim mesmo, nunca acham que estão doidos. CUCO! CUCO! `
FRATE, Diléa. Histórias para acordar. 4 ed. São Paulo: Companhia das Letrinhas. 1996
Questões
1) Qual é o título do texto?
R.:
2) Quem é o autor?
R.:
3) Quantos parágrafos há no texto?
R.:
4) Qual é a função deste texto?
R.:
5) Quais são os personagens da história?
R.:
6) Por que o cuco estava ficando maluco?
R.:
7) Qual foi a ideia do momento?
R.:
8) Por que todos começaram a achar que o cuco estava quebrado?
R.:
9) Pare pense e responda:
A) Quantos minutos tem uma hora?
R.:
B) Quantas horas tem um dia?
R.:
C) Quantos dias, em média, tem um mês?
R.:
D) Quantos meses tem em um ano?
R.:
E) Quantos anos tem em uma década?
R.:
F) Quantas décadas tem em um século?
R.:
7 comentários
Gostei das atividades de vocês são bem criativas.
Agradecemos o elogio Vilma, fique sempre a vontade
gostei demais
Muito bom os textos e as demais atividades
Amei as atividades São ótimas
Muito bom, adorei! Excelente trabalho!
Amei as todo os conteúdos. PARABÉNS!