Atividade de língua portuguesa, voltada para estudantes do oitavo ano do ensino fundamental. Esta consiste na análise do filme: Extraordinário que conta a história surpreendente e emocionante do garoto August Pullman( Auggie) que nasceu com uma desordem craniofacial congênita e que pela primeira vez, irá frequentar uma escola regular. A atividade propõe também a elaboração de cartazes e a produção de um poema sobre temas relevantes abordados no filme. Vale a pena conferir essa história!
Esta atividade está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe este exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Análise do filme Extraordinário – 8º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Análise do filme Extraordinário – 8º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Análise do filme Extraordinário – 8º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
EXTRAORDINÁRIO
“Seja gentil, você não sabe as batalhas que o outro enfrenta!”
“Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil.”
O filme “Extraordinário” conta a emocionante história de August Pullman( Auggie), um garotinho que nasceu com uma desordem craniofacial congênita e que pela primeira vez, irá frequentar uma escola regular, como qualquer outra criança. No quinto ano, ele irá precisar se esforçar para conseguir se encaixar em sua nova realidade.
http://devaneiosdalila.blogspot.com.br/2018/01/critica-extraordinario.html
Questões
1.Um filme tocante que traz uma reflexão sobre muitas atitudes que às vezes tomamos sem pensar. Um olhar meio torto, uma gargalhada sem pretensão e pronto sem querer magoamos uma pessoa que está ao nosso lado e nem percebemos. Muitas vezes são as pessoas que estão a nossa volta que nos magoam. Auggie sofria muito com essas ações repetidamente, relate uma cena relacionada ao sofrimento do Auggie que você achou marcante. Se fosse você no lugar do Auggie teria a mesma atitude? Explique.
R.
2.Auggie sofre em ser solitário, porém, sua imaginação o ajuda quando Chewbacca aparece no meio da escola e, esse fato o faz se sentir melhor. No entanto, sua condição de solitário muda de repente. Quem se aproxima dele e faz amizade? Essa amizade faz bem ao Auggie? Qual fato quebra o elo de confiança entre Auggie e sua nova e única amizade? Relate.
R.
3.Analise as imagens e faça uma descrição das características físicas e psicológicas de cada personagem.
R.
4.Explique o que o capacete de astronauta representa para Auggie.
R.
5.É possível identificar no filme cenas que retratam bullying. Descreva uma cena em que fica evidente a prática de tal ato. Em seguida, explique o que você faria para se defender se fosse Auggie?
R.
6.Relate a cena do filme que você mais gostou.
R.
7.O desfecho do filme é surpreendente e mostra de forma clara que é possível vencer uma dificuldade, é possível superar os problemas. Para você, o que ajudou Auggie a superar suas dificuldades? Quem ou o que teve um papel importante na superação do garoto? Comente.
R.
8.Em duplas façam um cartaz sobre o filme. Procurem retratar alguns dos sentimentos vividos e as emoções ao apreciarem a história de Auggie. Não esqueçam de ilustrar e pintar o trabalho elaborado pela dupla. Após a dupla deverá redigir um poema. O tema pode ser sobre superação, amizade, determinação, família, amor, companheirismo, não ao bullying, etc. Procure escrever o poema fazendo um elo com o filme. Ao final vocês deverão apresentar seu trabalho para a turma. Bom trabalho!
R.
Por Rosiane Fernandes – Graduada em Letras e Pedagogia e pós-graduada em Educação Especial
4 comentários
Muito significativas as atividades elaboradas pela colega.
Parabens!
Obrigada Idalina, abraço.
Adorei as atividades.
Muito bem elaborada a atividade, Más gostaria de obter as resposta corretas sobre cada questão.