Atividade de ciências pronta para imprimir, recomendada para alunos do quarto ou quinto ano. Esta atividade traz um breve texto sobre a água, suas características, os estados físicos e suas mudanças.
Disponibilizamos a atividade para download em modelo do Word que pode ser editado como preferir, em PDF que já está pronto para imprimir e a atividade já respondida para facilitar a correção.
Baixe este exercício de ciências em:
- Word: Atividade de ciências: A água – 4º ou 5º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de ciências: A água – 4º ou 5º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Atividade de ciências: A água – 4º ou 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
A ÁGUA
A ÁGUA UMA SUBSTÂNCIA MUITO IMPORTANTE PARA A VIDA NO PLANETA TERRA. A ÁGUA É UMA SUBSTÂNCIA QUE NÃO TEM COR, CHEIRO OU SABOR. PODEMOS ENCONTRA-LA NA NATUREZA EM TRÊS ESTADOS FÍSICOS:
ESTADO SÓLIDO: O GELO NÓS ENCONTRAMOS NAS GELEIRAS, NA NEVE, ETC.
ESTADO LÍQUIDO: NOS MARES , RIOS, LAGOS, FONTES, SOLO, SUBSOLO, ETC.
ESTADO GASOSO: NA ATMOSFERA, EM FORMA DE VAPOR DE ÁGUA.
OS EVENTOS QUE LEVAM A ÁGUA A MUDAR DE ESTADO FÍSICO TÊM NOMES ESPECÍFICOS:
FUSÃO: É QUANDO A ÁGUA PASSA DO ESTADO SÓLIDO PARA O LÍQUIDO;
EVAPORAÇÃO: É QUANDO A ÁGUA PASSA DO ESTADO LÍQUIDO PARA O GASOSO;
CONDENSAÇÃO: É QUANDO A ÁGUA PASSA DO ESTADO GASOSO PARA O LÍQUIDO;
SOLIDIFICAÇÃO: É QUANDO A ÁGUA PASSA DO ESTADO LÍQUIDO PARA O SÓLIDO.
NA NATUREZA A ÁGUA PASSA POR CONSTANTES TRANSFORMAÇÕES, A ISSO CHAMAMOS CICLO DA ÁGUA. O CICLO DA ÁGUA ACONTECE DA SEGUINTE MANEIRA:
O CALOR DO SOL AQUECE AS ÁGUAS DOS RIOS, LAGOS E MARES FAZENDO COM QUE A ÁGUA SE TRANSFORME EM VAPOR DE ÁGUA. ESSE VAPOR SOBE E SE CONDENSA, FORMANDO AS NUVENS COM GOTÍCULAS DE ÁGUA E CRISTAIS DE GELO. QUANDO ESSAS GOTÍCULAS FICAM MUITO PESADAS ELAS CAEM EM FORMA DE CHUVA. INICIANDO MAIS UMA VEZ O CICLO.
QUESTÕES
1) QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA ÁGUA?
R.:
2) QUAIS SÃO OS ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA?
R.:
3) ONDE ENCONTRAMOS ÁGUA EM ESTADO LÍQUIDO?
R.:
4) ONDE ENCONTRAMOS ÁGUA EM ESTADO SÓLIDO?
R.:
5) EXPLIQUE O QUE SE PEDE:
A) FUSÃO:
B) EVAPORAÇÃO:
C) CONDENSAÇÃO:
D) SOLIDIFICAÇÃO:
6) EXPLIQUE O CICLO DA ÁGUA NA NATUREZA:
R.;
7) QUAL É A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA O SER HUMANO?
R.;
8) QUAIS PROBLEMAS PODEM CAUSAR O EXCESSO DE CHUVAS?
R.;
9) QUAIS PROBLEMAS PODEM CAUSAR A FALTA DE CHUVAS?
R.;
Por ACESSABER
40 comentários
AMEI AS ATIVIDADES PARABENS PELO EMPENHO NOS AJUDAR. MUITO OBRIGADA!!!!!!!!!!!!!!!!
Olá Damiana. Agradecemos muito seu comentário.
Adorei as atividades você estar de parabéns.Obrigada pela ajuda!
Olá Cleyde, muito obrigada.
Obrigado pela ajuda,vcs fazem um excelente trabalho,adorei a atividade,vou fazer com meus alunos.BJOS
Esta é a primeira vez que acesso este site. Tenho dificuldade em realizar meu trabalho, pois a escola na qual leciono, dispõe de pouco material para pesquisa. Tenho visitado vários sites e confesso que este é o mais completo que encontrei. Parabéns pela iniciativa!
Adorei Esta é a primeira vez que acesso este site. Tenho dificuldade em realizar atividades com meu filho , confesso que este é o mais completo que encontrei. Parabéns ! ele esta na 4 serie ensino fundamental .manda atividades com promomes do caso reto é matematicas fracães .
Adorei Esta é a primeira vez que acesso este site. Tenho dificuldade em realizar atividades com meu filho , confesso que este é o mais completo que encontrei. Parabéns ! ele esta na 4 serie ensino fundamental .manda atividades com promomes do caso reto é matematicas fracães .
Obrigada!!! Ajudar meu filho ficou muito mais fácil.
Quem bom que estamos ajudando
eu gostei dessa atividade de ciencias que eu tou estudando e bom o assunto do 4 ano
Oi to aki para falar q adoro o site de vcs sempre venho aki pegar atividades par os meus alunos e o site de vcs se tornou o meu favorito estão de parabéns pelo trabalho que estão fazendo continue assim
Muito obrigada =)
Amei recomendo 100 porcento eu estudo por aqui e depois dou uma olhadinha no livro mais esse é o meu segredinho pra tirar 10 em todas as provas e ganhar as medalhas da minha school gente e por favor não deixem de portar pois eu amooooooooooo demais esse site e se alguem tirar ele de mim eu vou morrer
Olá Gabrielly, muito obrigada pelo carinho, ficamos muito felizes em ajudar. E continue assim, estudando e se esforçando.
Essas atividades são ótimas, obrigada pela força
Essas atividades são ótimas,obrigada pela força!
Nossa muito obrigada pela ajuda com os estudos dos meus filhos! Adorei tudo.
Muito Obrigada. Adorei as Atividades.
Maravilhosa as atividades. Muito obrigada
Oi boa noite, sou professor de Uma Escola municipal onde desenvolvo minhas atividades no Laboratório de Informática, gostaria de saber se vc poderia disponibilizar essas atividades para que pudéssemos trabalhar com os alunos de forma on-line pois já utilizo esses recursos com outros sites os alunos adoram as atividades.
Parabéns pela atividades.
MUITO OBRIGADO GOSTEI MUITO DA PROVA!!
Obrigada amei as atividades muito bom.
obrigado pela ajuda, estava com dificuldades de fazer uma atividade para minha turma e essa de vocês ajudou-me.
achei legal
Nossa, muito obrigada! Ajudou muito! 🙂
eu adorei esse site e muito bom eu achei tudo minha falha tirou nota boa
adorei obg
esse site veio no momento certo na hora certa p ajudar
Amei os exercícios, muito bem formulados. Agora sempre irei usar.
Essa é a primeira vez que acesso esse site,mito bom!Parabéns pela organização e pelo conteúdo.
Obrigado pela ajuda eu precisava estudar e achei este site isso me ajudou muito!
ESSE SITE É MARAVILHOSO , AS ATIVIDADES SÃO EXCELENTES MUITO OBRIGADA ME AJUDOU MUITO!
Obrigada! gostei muito do site.
parabéns pelo contexto estava excelente.
As atividades são boas e simples para crianças, porém acho que a interpretação do texto fica muito comprometida e fraca, pois as perguntas fazem alusão a exatamente ao que está escrito lá, sendo que a criança precisa apenas copiar a resposta. Isso não é interpretação.
As questões são ótimas isoladamente, depois de você explicar os assuntos para os pequenos. Mas se elas são questões usadas logo depois de ler o texto, creio que o aprendizado fica reduzido…
Junto com o texto, as questões não fazem a criança refletir na resposta, não fazem ela se dedicar para lembrar do assunto, fica tudo muito facilitado, e assim compromete-se o pensar, o buscar, o analisar. E o texto junto com ESTAS QUESTÕES, especificamente, não é devidamente interpretado, como deveria ser.
Um exemplo, no texto diz: PODEMOS ENCONTRA-LA NA NATUREZA EM TRÊS ESTADOS FÍSICOS, SÓLIDO, LÍQUIDO E GASOSO (e dai se dá onde encontramos cada um). Depois nas questões, a pergunta é: QUAIS SÃO OS ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA? E logo após: ONDE ENCONTRAMOS ÁGUA EM ESTADO SÓLIDO?
Isso é super fácil para a criança apenas ir buscar no texto e copiar. Não desafiou nem um pouco sua capacidade de interpretação ou de lembrar do que a professora explicou.
Mas repito, as questões são muito boas se pensarmos nelas isoladamente. Talvez tenha que se pensar mais nas interpretações dos textos (não sei se a intenção era realmente dar o texto junto com as questões ou não), seguindo os descritores de português trabalhados de forma geral para provinhas Brasil e outras.
eu aprendi tudo sobre a minha materia !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! estou feliz tirei 10 na prova de ciencias
Amei a forma como vocês colocaram a matéria. Me ajudou muito.
Amei!Auxiliou bastante.Obrigado e parabéns!
Atividades maravilhosas, obrigada por mais esta ferramenta para nos auxiliar.