Atividade de português, dirigida aos alunos do primeiro ano do ensino médio, sobre os pronomes. Vamos estudar os diferentes tipos de pronomes e as funções que eles desempenham no texto A Barbie, escrito por Rubem Alves? Então, responda às variadas questões propostas!
Você pode baixar esta atividade de português em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Pronomes – 1º ano do ensino médio – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Pronomes – 1º ano do ensino médio – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Pronomes – 1º ano do ensino médio – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Pronomes
Leia:
A Barbie
Quem dá uma Barbie para uma criança, põe a criança numa arapuca sem saída. Porque, ao ter uma Barbie, ela ingressa no Clube das Meninas que têm Barbie. E as conversas, nesse clube, são assim: Eu tenho o chalé da praia da Barbie. Você não tem. Ao que a outra retruca: Não tenho o chalé, mas tenho o marido loiro da Barbie, que você não tem.
Essa é a primeira lição que a inofensiva boneca de plástico ensina. Ensina a terrível fala do eu tenho, você não tem. A maldição das comparações. A maldição da inveja. Você deve conhecer alguns adultos que fazem esse jogo. Haverá coisa mais chata, mais burra e mais mesquinha? Ao dar uma Barbie de presente, é preciso que você saiba que a menina inevitavelmente aprenderá essa fala. (…)
Mas há uma saída. E, para ela, procuro sócios. Vamos começar a produzir o próximo e definitivo complemento para a bruxa de plástico: urnas funerárias para a Barbie. Por vezes o feitiço só se quebra com o assassinato da feiticeira – por bonitinha que ela seja…
ALVES, Rubem. “Teologia do Cotidiano”. 1. ed. São Paulo: Editora Olho d’Água, 1994. p. 24-25.
Questões
Questão 1 – No trecho “Quem dá uma Barbie para uma criança, põe a criança numa arapuca sem saída.”, o pronome sublinhado:
a) exprime uma indefinição.
b) introduz uma pergunta.
c) retoma um termo dito anteriormente.
d) indica uma pessoa do discurso.
Questão 2 – Observe atentamente as frases. Em seguida, assinale aquela em que o termo “que” não funciona como um pronome relativo:
a) “[…] mas tenho o marido loiro da Barbie, que você não tem.”
b) “Essa é a primeira lição que a inofensiva boneca de plástico ensina.”
c) “Você deve conhecer alguns adultos que fazem esse jogo.”
d) “Ao dar uma Barbie de presente, é preciso que você saiba […]”
Questão 3 – No segmento “E as conversas, nesse clube, são assim […]”, a palavra “nesse” é resultado da contração:
a) da preposição “de” com o pronome “esse”.
b) da preposição “a” com o pronome “esse”.
c) da preposição “em” com o pronome “esse”.
d) da preposição “per” com o pronome “esse”.
Questão 4 – Na oração “Você não tem.”, o pronome de tratamento destacado faz parte:
a) linguagem culta.
b) linguagem informal.
c) linguagem regional.
d) linguagem técnica.
Questão 5 – No fragmento “[…] por bonitinha que ela seja…”, o pronome pessoal “ela” refere-se:
a) “a criança”.
b) “a bruxa de plástico”.
c) “a Barbie”.
d) “a feiticeira”.
Questão 6 – Na frase “Você deve conhecer alguns adultos que fazem esse jogo.”, o pronome indefinido grifado desempenha a função sintática de:
a) sujeito.
b) complemento nominal.
c) adjunto adnominal.
d) predicativo do sujeito.
Questão 7 – Relacione, numerando conforme a indicação:
(1) Pronome interrogativo
(2) Pronome indefinido
(3) Pronome demonstrativo
(4) Pronome possessivo
( ) Giovanna não desgruda de sua Barbie!
( ) Quem deu uma Barbie à menina?
( ) Havia muitas bonecas em seu quarto.
( ) Já perdi as contas de quantas bonecas ela tem…
( ) Esta é a criança que doou as suas bonecas!
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.