Início Atividades Interpretação de texto: O violão – 3º ou 4º ano

Interpretação de texto: O violão – 3º ou 4º ano

por Rosiane Fernandes

    Atividade de interpretação de texto, direcionada para estudantes do terceiro ou quarto ano do ensino fundamental, com leitura  e interpretação de texto sobre o instrumento musical violão.

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe este exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

O violão

Como o violão surgiu?

    O mais provável é que o violão tenha surgido a partir de um instrumento árabe chamado alaúde, utilizado desde o ano 2000 antes de Cristo. O alaúde teria sido levado pelos muçulmanos para a Península Ibérica (atualmente, Espanha e Portugal), onde se tornou um objeto da nobreza. Por volta do século 12, na Espanha, surgiu um instrumento com três pares de cordas e formato de oito. Ele produzia um som suave e logo fez sucesso na Europa. Mais tarde, os portugueses perceberam que a guitarra espanhola era parecida com um instrumento que eles chamavam de viola, mas um pouco maior. Por isso, deram o nome de violão. 

    O violão, ao contrário da guitarra elétrica, tem o som amplificado por meio da caixa acústica. Por isso, é conhecido como um instrumento acústico(…)

    Quando tocamos as cordas do violão, elas vibram, produzindo ondas sonoras. Essa vibração é transmitida para o ar. Mas a vibração também é transmitida das cordas para a caixa acústica. Assim, toda vez que as cordas vibrarem, a caixa acústica também vibrará. Como a área ocupada pela caixa é muito maior do que a área ocupada pelas cordas, a caixa movimenta uma quantidade de ar maior, amplificando o som produzido. Aí, as ondas transmitidas diretamente das cordas para o ar se juntam com as que vieram da caixa acústica para o ar. É aí que ouvimos o som.(…)

http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/como-o-violao-produz-o-seu-som-instrumento. Adaptado. Acesso em: 23  jan.2018.

 

Questões 

1) De acordo com o texto, como o violão surgiu?

R.

 

2) Explique o que é um alaúde?

R.

 

3) Explique quem deu nome ao instrumento musical de violão e por quê?

R.

 

4) Por que o violão é conhecido como um instrumento acústico?

R.

 

5) O que acontece quando tocamos as cordas de um violão?

R.

 

6) Explique como o  som é produzido pelo violão?

R.

 

7) Você conhece outros instrumentos musicais, quais?

R.

 

8) Desenhe o instrumento musical que você mais gosta , em seguida,  mostre aos seus colegas da classe e explique porque você gosta desse instrumento. Capriche!

 

 

Por Rosiane Fernandes Silva
Graduada em Letras e Pedagogia e pós-graduada em Educação Especial

 

Deixe um Comentário