Atividade de filosofia, direcionada aos estudantes do terceiro ano do ensino médio, com questões sobre lógica: inferências, raciocínios e argumentos, entre outros.
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ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
http:michiganradio.org/post/wish-you-were-more
Na figura :
HEMISFÉRIO ESQUERDO
LÓGICA, NÚMEROS , PALAVRAS, DEDUÇÃO, LINEARIDADE, OBJETIVIDADE, ANÁLISE, CONSCIÊNCIA, CIÊNCIAS , MATEMÁTICA.
HEMISFÉRIO DIREITO
ARTE E CRIATIVIDADE, RITMO, COR, INTUIÇÃO, ANALOGIA, SÍNTESE, PRÉ-CONSCIÊNCIA, SUBJETIVIDADE , MULTIDIMENSIONALIDADE.
Questões
1) Acima podemos observar a representação alegórica dos hemisférios cerebrais e suas funções. Estudos no campo das neurociências têm apresentado evidências sobre a relação de zonas específicas do cérebro com determinadas atividades do pensamento, as emoções e a motricidade. Explique a qual lado do cérebro o raciocínio lógico costuma ser associado? Por quê?
R.
2) Área da filosofia em que se estudam os raciocínios ou argumentos, a lógica concentra-se:
I) Na relação que se estabelece, quando raciocinamos , entre o que sabemos ou colocamos como hipótese ( o ponto de partida) e aquilo que concluímos ( o ponto de chegada).
II) Ao mesmo tempo em que atualmente se constitui em uma área de investigação filosófica é também um instrumento importante no estudo e na prática da filosofia.
Está correta a alternativa:
a) I
b) II
c) I e II
d) Nenhuma alternativa está correta.
3) Quando raciocinamos, desenvolvemos mentalmente um processo que escolhe e “manipula” certas informações buscando obter, como consequência delas, outra informação. Esse processo é denominado:
a) inferência ou raciocínio
b) consequência
c) razão
d) conclusão
4) Explique com suas palavras como a lógica pode ter uma incidência importante no nosso cotidiano?
R.
5) Defina as divergências entre os termos raciocínio e argumento?
I) Raciocinar é algo que os seres humanos fazem na maior parte das horas em que estão acordadas e geralmente o fazem sem acompanhamento verbal.
II) Quando expressamos nosso raciocínio de forma verbal formando um conjunto estruturado de sentenças, buscando expor mais ou menos o caminho que havíamos feito quando pensamos “conosco”, com nosso interior, raciocinando, chamamos de argumento.
III) Os argumentos são formados, geralmente, por uma ou mais sentenças estruturadas com o propósito de apoiar, justificar ou provar a verdade de outra sentença. Por isso podemos dizer que o argumento é a parte visível de um raciocínio, ou seja, a parte que foi explicitada na procura de sustentar uma conclusão.
Está correta a alternativa:
a) I e II
b) I,II e III
c) I e III
d) II e III
6) Procurando construir um bom argumento a favor de sua resposta, resolva o seguinte enigma lógico: São quatro horas da manhã. Jonas está saindo com seus amigos para pescar. Ele precisa pegar um par de luvas, mas não pode acender a luz para não acordar a irmã. Ele sabe que na gaveta há dois pares de luvas azuis, dois pares de luvas bege e dois pares de luvas cinza, mas elas estão todas soltas. Apressado, ele coloca o mínimo de luvas na sua mochila, com a certeza de que, formará um par correto. Quantas luvas ele leva?
R.
Por Rosiane Fernandes Silva- Graduada em Letras e Pedagogia e pós-graduada em Educação Especial