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Interpretação de texto: Identidade – 1º ou 2º ano

por Rosiane Fernandes

    Atividade  de interpretação de texto, desenvolvida  para estudantes do  primeiro ou segundo ano do ensino fundamental, com leitura e interpretação do poema de Pedro Bandeira intitulado: Identidade.

    Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

IDENTIDADE

    Às vezes nem eu mesmo 
    sei quem sou.
    às vezes sou
    “o meu queridinho”,
    às vezes sou
    “moleque malcriado”.
    Para mim
    tem vezes que eu sou rei,
    herói voador,
    caubói lutador,
    jogador campeão.
    Às vezes sou pulga,
    sou mosca também,
    que voa e se esconde
    de medo e vergonha.
    Às vezes eu sou Hércules,
    Sansão vencedor,
    peito de aço
    goleador!
    Mas o que importa
    o que pensam de mim?
    Eu sou quem sou,
    eu sou eu,
    sou assim,
    sou menino.

(Pedro Bandeira.Cavalgando o arco-íris. São Paulo, Moderna, 1993.)

 

Questões

1) Responda:

a) Qual é o seu nome?

R.

 

b) Qual é o nome da sua escola?

R.

 

c) Qual é o nome do seu/sua professor(a)?

R.

 

d) Qual é o nome da sua cidade?

R.

 

e) Quais são os  nomes  dos seus  pais?

R. 

 

 g) Você tem irmãos? Quantos e qual é os nomes deles?

R.

 

2) Quem escreveu o texto “Identidade”?

R.

 

 3) Retire do texto 04 palavras que possuem sons parecidos.

R

 

4) Ao sentir medo ou vergonha, o menino gostaria de ser o quê?

R

 

5) Em qual momento do dia  o menino é rei, herói voador, caubói lutador e jogador campeão?

R.

 

6) O menino diz não se importar com o que pensam dele. Por quê?

R. 

 

7) E você se importa com o que as pessoas pensam de você?

R.

 

8) E você, o que gostaria de ser quando sente medo ou vergonha? Por quê?

R. 

 

 

Por Rosiane Fernandes Silva
Graduada em Letras e Pedagogia e pós-graduada em Educação Especial

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