Atividade de interpretação de texto, proposta para estudantes do sétimo ou oitavo ano do ensino fundamental, com questões sobre a música “Era uma vez” da cantora Kell Smith. Esta atividade de português também propõe o estudo de preposições, conjunções e verbos.
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe este exercício de português em:
- Word: Interpretação de texto: Música – Era uma vez – 7º ou 8º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Música – Era uma vez – 7º ou 8º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Música – Era uma vez – 7º ou 8º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Era uma vez
O dia em que todo dia era bom
Delicioso gosto e o bom gosto das nuvens
Serem feitas de algodão
Dava pra ser herói no mesmo dia
Em que escolhia ser vilão
E acabava tudo em lanche
Um banho quente e talvez um arranhão
Dava pra ver, a ingenuidade a inocência
Cantando no tom
Milhões de mundos e os universos tão reais
Quanto a nossa imaginação
Bastava um colo, um carinho
E o remédio era beijo e proteção
Tudo voltava a ser novo no outro dia
Sem muita preocupação
É que a gente quer crescer
E quando cresce quer voltar do início
Porque um joelho ralado
Dói bem menos que um coração partido
É que a gente quer crescer
E quando cresce quer voltar do início
Porque um joelho ralado
Dói bem menos que um coração partido
Dá pra viver
Mesmo depois de descobrir que o mundo ficou mau
É só não permitir que a maldade do mundo
Te pareça normal
Pra não perder a magia de acreditar na felicidade real
E entender que ela mora no caminho e não no final
É que a gente quer crescer
E quando cresce quer voltar do início
Porque um joelho ralado
Dói bem menos que um coração partido
É que a gente quer crescer
E quando cresce quer voltar do início
Porque um joelho ralado
Dói bem menos que um coração partido/Era uma vez
www.vagalume.com.br/kell-smith
Questões
Após ouvir a canção responda às questões de 01 a 05.
1) A canção retrata dois momentos vividos pelo eu lírico, relate sobre ambos:
R:
2) Qual momento da vida do eu lírico é retratado de forma positiva? Explique sobre essa fase da vida com elementos extraídos da canção.
R:
3) Explique o sentido dos versos a seguir:
“Dá pra viver
Mesmo depois de descobrir que o mundo ficou mau
É só não permitir que a maldade do mundo
Te pareça normal
Pra não perder a magia de acreditar na felicidade real
E entender que ela mora no caminho e não no final…”
R:
4.Nos versos abaixo, explique o que o eu lírico sugere em relação a infância e a vida adulta?
“É que a gente quer crescer
E quando cresce quer voltar do início
Porque um joelho ralado
Dói bem menos que um coração partido…”
R:
5) Transcreva 8 preposições, três conjunções e 8 verbos da canção.
6) Produza um texto narrativo com o tema proposto na canção. Ele poderá ser redigido com foco narrativo em 1ª ou 3ª pessoa. Não esqueça do título. Bom trabalho!
R:
Por Rosiane Fernandes Silva
Graduada em Letras
2 comentários
quero aprender
Gostei muito. A letra é muito interessante e certamente fará nossos meninos pensarem.