Atividade de interpretação de texto, proposta a alunos do terceiro ou quarto ano do ensino fundamental, com exercícios baseados no texto “A caixa de tintas”.
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esta atividade de português em:
- Word: Interpretação de texto: A caixa de tintas – 3º ou 4º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: A caixa de tintas – 3º ou 4º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: A caixa de tintas – 3º ou 4º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
A caixa de tintas
José, a zebrinha, estava muito contente, pois sua mamãe havia lhe dado uma caixa de tintas.
– Divirta-se com sabedoria, – aconselhou a mãe – e não faça bobagens.
José pintou um rebanho de zebras e utilizou o tubo de tinta preta.
Em seguida, ele não sabia mais o que fazer, então começou a decorar tudo o que estava ao alcance: os tapetes da sala de jantar, o abajur da irmã… O pai de José ficou com uma raiva danada. Ele encheu a banheira de água, colocou uma garrafa cheia de corante cor-de-rosa e molhou o filho.
José ficou cor-de-rosa e preto durante meses.
Questões
1) Qual é o título do texto?
R:
2) Quantos parágrafos há no texto?
R:
3) Quais são os personagens da história?
R:
4) Por que José estava contente?
R:
5) Qual foi a primeira cor de tinta a acabar? Qual o motivo dela acabar?
R:
6) O que aconteceu quando José não soube mais o que fazer?
R:
7) Qual foi a reação do pai de José quando viu a arte do menino?
R:
8) Quanto tempo José ficou cor-de-rosa?
R:
9) Você achou a atitude do pai de José certa ou errada? Justifique sua resposta
R:
10) Faça uma ilustração da história:
Por ACESSABER