Início Atividades Interpretação de texto: Cuide das suas atitudes – 8º ou 9º ano

Interpretação de texto: Cuide das suas atitudes – 8º ou 9º ano

por Rosiane Fernandes

    Atividade de interpretação, indicada para estudantes do oitavo ou nono ano do ensino fundamental, com questões de leitura, interpretação e produção de texto, tendo como base o texto “Cuide das suas atitudes”. A atividade propõe leitura e análise da estrutura de um texto dissertativo.

    Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word  e  pronto para impressão em PDF.

 

 

    Baixe este exercício de português em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

 

Texto : Cuide das suas atitudes

    Um belo dia de sol, Sr. Mário, um velho caminhoneiro chega em casa ,depois de 20 longos anos de trabalho,chama sua esposa para ver seu lindo caminhão, o primeiro que conseguira comprar após todos aqueles anos de sufoco, e que a partir daquele dia levaria a ser seu próprio patrão.
    Ao chegar à porta de sua casa, encontra seu filhinho, de 6 anos, martelando alegremente a lataria do reluzente caminhão. Irado, aos berros pergunta o que o filho estava fazendo e sem hesitar,no meio de seu furor, martela impiedosamente as mãos do filho, que se põe a chorar sem entender o que estava acontecendo.
    A mulher do caminhoneiro, corre em socorro do filho, mas pouco pôde fazer. Chorando junto ao filho, consegue trazer o marido de volta a realidade e, juntos o levam ao hospital, para fazer um curativo nos machucados provocados.
    Passadas várias horas de cirurgia o médico desconsolado, bastante abatido, chama os pais e informa que as dilacerações foram de tão grande extensão que todos os dedos da criança tiveram que ser amputados, mas que de resto o menino era forte e tinha resistido bem ao ato cirúrgico, devendo os pais aguardá-lo acordar no quarto.
    Ao acordar, o menino foi só sorrisos e disse ao pai:
    Papai, me desculpe eu só queria consertar seu caminhão, como você me ensinou outro dia. Não fique bravo comigo.
    O pai enternecido, disse que não tinha mais importância, que já nem estava mais bravo e que não havia estragado a lataria do seu caminhão.
    Ao que, o menino com olhos radiantes perguntou:
    Quer dizer que não está mais bravo comigo?
    Não, respondeu o pai.
    Se estou perdoado papai, quando os meus dedinhos vão nascer de novo?

REFLEXÃO

    Apesar de forte, esta história tem cunho muito real, porque na hora do ímpeto,machucamos profundamente quem amamos e em muitas das vezes não podemos mais “sarar” a ferida que deixamos. Pense em suas atitudes e reflita para ver o quanto tem sido impetuoso e, se for possível mude suas atitudes a fim de evitar danos irreversíveis.  Fazendo ao outro o melhor, estaremos recebendo do outro o melhor que lhe doamos. Somos herdeiros de nós mesmos. O que damos é o que recebemos.

Colaboração: Prof.José Roberto da Mata -https://pt-br.facebook.com/essenciadamarcia/posts/441937135881123

 

Questões

Após a leitura do texto responda:

1) Analise a passagem do texto” Apesar de forte, esta história tem cunho muito real, porque na hora do ímpeto,machucamos profundamente quem amamos e em muitas das vezes não podemos mais “sarar” a ferida que deixamos…” Você concorda com essa afirmação? Por quê?

R:

 

2) Você já magoou alguém ou foi magoado? Comente.

R:

 

3) Para você , qual situação é mais difícil de viver: magoar alguém que amamos ou ser magoado por quem amamos? Comente.

R:

 

4) Você concorda com a afirmação:” O que damos é o que recebemos…”? Explique.

R:

 

5) Quais lições a leitura do texto pode nos proporcionar? Explique.

R:

 

     Com base na leitura do texto reflexivo acima você deverá redigir um texto dissertativo expositivo com o tema “Cuide das suas atitudes”. Porém antes analise a estrutura de um texto dissertativo abaixo:

Estrutura de um texto dissertativo:

– Introdução:
A introdução é o início do texto. É importante produzir um bom desenvolvimento para  despertar no leitor vontade de continuar a ler o texto.  Na introdução é que se define o que será dito e o assunto a ser tratado deve ser apresentado de maneira clara e objetiva.

– Desenvolvimento:
Na dissertação a persuasão aparece de forma explícita, essa se faz presente no desenvolvimento do texto. É nesse momento que o escritor desenvolve o tema  , tomando sua posição a respeito do que está sendo discutido, através da  argumentação, ou seja, persuasão.
– Conclusão:
A conclusão é a parte final do texto, um resumo breve de tudo o que já foi dito, cabe também a essa parte expor uma avaliação final do assunto tratado no texto.

Exemplo de texto dissertativo com elementos de coesão:

Viver é perigoso, mas navegar é preciso

   O mundo moderno fez da segurança sua maior obsessão.    Nos países desenvolvidos tudo é para reduzir a margem de risco ao mínimo, pois tudo é supervisionado pela informática da mais alta precisão.. E,  no entanto, as bolsas despencam, arrastando consigo países inteiros(…) – Introdução

A preocupação exagerada com a segurança não evitou duas guerras mundiais devastadoras, nem eliminou a miséria no mundo cada vez mais rico, e muito menos impediu o surgimento de vandalismo(…)     A vida humana não é possível sem certa margem de segurança, mas os instrumentos de segurança não podem abafar nem paralisar a vida. Pois esses instrumentos não são feitos para substituir a vida , mas sim para assegurá-la. –    Desenvolvimento

Viver é perigoso, porque a vida não nos é dada feita. Temos que nós mesmos fazer a nossa vida , a cada dia, a cada passo ,a  cada instante.    Portanto digo: viver é perigoso, mas navegar é preciso. ( autor desconhecido)  – Conclusão

Após análise redija seu texto lembrando de inserir os elementos de coesão para que suas ideias fiquem claras e objetivas. Boa produção.

 

 

 

Por Rosiane Fernandes Silva

11 comentários

Soraia Labegalini 22 de fevereiro - 3:55

Pessoal, eu gostaria de parabenizar o(s) criador(es) desse site. Levei ANOS pra encontrar um site que prestasse, e agora sei que encontrei. Estou trabalhando todos os textos desse site com os meus alunos, são perfeitos. Era tudo que eu precisava. Mil vezes obrigada. Sou fã!!!!!!!!!!

Responder
Ricardo 11 de março - 14:55

Boa tarde!! Site muito bom. Ajuda um monte!!! Parabenizo a todos os envolvidos. Realmente, dessa forma, facilita bastante a nossa vida. Rosiane e demais colaboradores, grato a vocês.

Responder
Angela nobrega 8 de fevereiro - 8:15

Obrigado por me deixar usar essas atividades em minha sala de aula, são excelentes.

Responder
Rosiane Fernandes Silva 22 de fevereiro - 8:44

Oi Soraia, obrigada. Estamos sempre nos empenhando. Não sou a idealizadora do site, mas abracei a causa e me dedico muito nas produções. Todas as vezes que recebo elogios ganho ânimo. Olha não deixe de conferir as novidades. Tem muito material interessante que será publicado em breve. Abraço!

Responder
zana 17 de abril - 23:43

Muito bom !!
Gostaria de mais atividades em espanhol, para 6º, 7º, 8ºe 9º ano

Responder
Dirceu 25 de abril - 11:25

Bom dia! Esse site é maravilhoso. Quando publicarem um livro com essas atividades serei o primeiro a adquirir. Parabéns!

Responder
joao gabriel 19 de março - 19:27

oi gostaria de parabenizar a quem fundou esse site agr sei que posso estudar tranquilamente enquanto o caso do corona virus nao passa

Responder
Deiverson Weslley Cardoso 17 de abril - 19:08

Muito bom esse site.

Responder
Cristiane de Andrade Camargo 9 de setembro - 16:33

Parabéns pelo site , estou amando . Obrigada pelo seu empenho . É muito difícil mesmo achar um site tão completo . Gratidão !!!

Responder
Maria Cristina 13 de fevereiro - 23:58

Excelente site… Muito obrigada.

Responder
Maria Cristina 13 de fevereiro - 23:59

Textos maravilhosos, excelente, show de bola… Muito obrigada.

Responder

Deixe um Comentário