Atividade de português, dirigida aos alunos do 8º ano, visa ao estudo das locuções adverbiais. As variadas questões que compõem a atividade baseiam-se na fábula A raposa e as uvas, de Millôr Fernandes.
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desta atividade em:
- Word: Atividade de português: Questões sobre locuções adverbiais – 8º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Questões sobre locuções adverbiais – 8º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Questões sobre locuções adverbiais – 8º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
A raposa e as uvas
De repente a raposa, esfomeada e gulosa, fome de quatro dias e gula de todos os tempos, saiu do areal do deserto e caiu na sombra deliciosa do parreiral que descia por um precipício a perder de vista. Olhou e viu, além de tudo, à altura de um salto, cachos de uvas maravilhosos, uvas grandes, tentadoras. Armou o salto, retesou o corpo, saltou, o focinho passou a um palmo das uvas. Caiu, tentou de novo, não conseguiu. Descansou, encolheu mais o corpo, deu tudo o que tinha, não conseguiu nem roçar as uvas gordas e redondas. Desistiu, dizendo entre dentes, com raiva: “Ah, também, não tem importância. Estão muito verdes.” E foi descendo, com cuidado, quando viu à sua frente uma pedra enorme. Com esforço empurrou a pedra até o local em que estavam os cachos de uva, trepou na pedra, perigosamente, pois o terreno era irregular e havia o risco de despencar, esticou a pata e… conseguiu! Com avidez colocou na boca quase o cacho inteiro. E cuspiu. Realmente as uvas estavam muito verdes!
MORAL: A frustração é uma forma de julgamento tão boa como outra qualquer.
Millôr Fernandes. “Fábulas fabulosas”. 15. ed. Rio de Janeiro: Nórdica, 1999, p. 116.
Questões
Questão 1 – Predomina no texto:
a) a narração de uma história, envolvendo a raposa.
b) a apresentação das características físicas e psicológicas da raposa.
c) a exposição de um ponto de vista sobre a frustração.
d) a descrição do cenário onde se desenrola a narrativa.
Questão 2 – No segmento “[…] trepou na pedra, perigosamente, pois o terreno era irregular e havia o risco de despencar […]”, o advérbio “perigosamente” poderia ser substituído pela seguinte locução:
a) de perigo
b) sem perigo
c) com perigo
d) por perigo
Questão 3 – No trecho “E foi descendo, com cuidado, quando viu à sua frente uma pedra enorme.”, a locução adverbial em destaque exprime a ideia de:
a) lugar
b) modo
c) tempo
d) intensidade
Questão 4 – Identifique o advérbio correspondente à locução que compõe a frase na questão anterior:
Questão 5 – Assinale a alternativa em que a parte sublinhada desempenha a função de locução adverbial:
a) “[…] fome de quatro dias e gula de todos os tempos […]”
b) “[…] saiu do areal do deserto e caiu na sombra deliciosa […]”
c) “[…] Olhou e viu, além de tudo, à altura de um salto […]”
d) “Caiu, tentou de novo, não conseguiu.”
Questão 6 – Aponte as locuções adverbiais presentes nas frases a seguir:
a) “Desistiu, dizendo entre dentes, com raiva […]”
b) “Com esforço empurrou a pedra até o local em que estavam os cachos de uva […]”
c) “Com avidez colocou na boca quase o cacho inteiro.”
Questão 7 – Registra-se o emprego de locução adverbial na passagem:
a) “De repente a raposa, esfomeada e gulosa, fome de quatro dias […]”
b) “Armou o salto, retesou o corpo, saltou, o focinho passou a um palmo das uvas […]”
c) “[…] não conseguiu nem roçar as uvas gordas e redondas.”
d) “[…] Realmente as uvas estavam muito verdes!”
Questão 8 – Cite a locução presente na passagem assinalada na questão anterior:
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.