Projeto Interdisciplinar de leitura, para estudantes do 1º , 2º e 3º ano do ensino fundamental, com leitura e interpretação do livro “Cada um com seu jeito, cada jeito é de um!” da autora Lucimar Rosa Dias. Com este livro é possível trabalhara valorização étnica, entre outros temas.
Esta projeto de leitura está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe este projeto em:
- Word: Projeto de Leitura: Livro “Cada um com seu jeito, cada jeito é de um!” – 1º ao 3º ano – Modelo editável
- PDF: Projeto de Leitura: Livro “Cada um com seu jeito, cada jeito é de um!” – 1º ao 3º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Projeto de Leitura: Livro “Cada um com seu jeito, cada jeito é de um!” – 1º ao 3º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
PROJETO INTERDISCIPLINAR DE LEITURA E PRODUÇÃO
LIVRO: Cada um com seu jeito, cada jeito é de um!
Autora: Lucimar Rosa Dias – EDITORA ALVORADA
Responsáveis pelo projeto:
Período:
Público Alvo: Alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental
1.Justificativa
Promover o apreço pela leitura além de favorecer o desenvolvimento cognitivo e sociocultural das crianças, voltados para os desafios da pesquisa e da integração, estimulando, assim, a criatividade inata do aluno. Proporcionar a interdisciplinaridade e promover o reconhecimento e a valorização das etnias e das características pessoais que fazem de cada indivíduo um ser único.
2.Objetivos Gerais
- Estimular a participação de situações de comunicação oral e escrita habilitando os educando progressivamente a expressar desejos, necessidades e vontades;
- Promover o gosto e o hábito pela leitura;
- Aprimorar a leitura oral do aluno;
- Desenvolver suas habilidades para uma escrita;
- Promover a reflexão sobre os temas propostos no livro;
- Apresentar pontos de vistas sobre os assuntos abordados na temática do livro;
- Proporcionar a interdisciplinaridade;
- Expressar-se livremente;
- Pensar sobre as atitudes que vivenciam na sala de aula e na vida.
- Levar o aluno a perceber a importância de evitar atitudes preconceituosas.
- Incentivar o aluno a valorizar sua autoestima.
- Entender uma sociedade onde a diferença é considerada um valor.
- Questionar os estereótipos de raça de modo lúdico.
- Compreender que cada pessoa tem um jeito diferente de ser.
3. Metodologia
- Leitura prévia do livro: Cada um com seu jeito, cada jeito é de um!
- Explicações através das imagens e formas geométricas presentes no livro sobre: linhas curvas, reta, corpos redondos e não-redondos, figuras geométrica planas, sólidos e medidas de comprimento.
- Elaboração de tabelas de comparação com auxílio do professor.
- Exercícios de compreensão do livro.
- Debates.
- Produção de pequenos textos com temas atuais tendo a professora como escriba.
- Pesquisa sobre animais de estimação dos colegas da sala.
- Músicas e vídeos: Você vai gostar de mim: Xuxa e o Valor das diferenças.
- Apresentação de coreografia referente às musicas citadas acima.
- Elaboração do mural das diferenças com o título do livro.
- Materiais Utilizados:
- Livro paradidático: Cada um com seu jeito, cada jeito é de um!
- Uso da sala de informática: aplicativos de elaboração de gráficos e tabelas.
- Questionário que deverá ser respondido pelos alunos no momento da entrevista.
- Lápis, borracha, caderno.
- Computador.
- Projetor.
- Som.
- Pendrive.
- Revistas velhas para recortes.
- Cola, tesoura, papel pardo, e papel crepom.
5.Avaliação:
Será através da participação dos alunos nos debates na sala de aula durante a leitura do livro, resultados das atividades que serão corrigidos com a participação dos alunos, interesse dos alunos em participar das atividades propostas.
6.Fontes:
Livro: Cada um do seu jeito, cada jeito é de um!
Autora: Lucimar Rosa Dias – EDITORA ALVORADA
7.Anexos – MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA
1) OBSERVE A IMAGEM:
VAMOS MEDIR O COMPRIMENTO DOS COLEGAS DA SALA, EM SEGUIDA MONTAR UMA TABELA, ASSIM PODEREMOS COMPARAR AS ALTURAS DA TURMA.
MENINOS | MENINAS | ALTOS | BAIXOS |
2) OBSERVE OS ANIMAIS PRESENTES NA IMAGEM. FAÇA UMA PESQUISA SOBRE QUE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO SEUS COLEGAS DE SALA TEM EM CASA, EM SEGUIDA, VAMOS MONTAR UMA TABELA.
ANIMAIS | QUANTIDADES |
CACHORRO | |
GATO | |
PÁSSARO | |
PEIXE | |
TARTARUGA |
3) OBSERVE A IMAGEM:
ASSINALE COM UM (X) AS ALTERNATIVAS QUE APRESENTAM FIGURAS QUE APARECEM NAS JANELAS DA ESCOLA.
4) ASSINALE COM UM (X) NAS FIGURAS ABAIXO QUE SÃO PARECIDAS COM O PRÉDIO DA ESCOLA.
5) QUAIS TIPOS DE LINHAS PODEMOS VISUALIZAR NESTA IMAGEM DO LIVRO? ASSINALE COM UM (X) NAS RESPOSTAS CORRETAS:
7.1 Anexos – LÍNGUA PORTUGUESA
ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
1) OBSERVE A IMAGEM:
FAÇA UM (X) NO QUADRADINHO ONDE ESTÁ ESCRITO O NOME DO ANIMAL QUE APARECE NA IMAGEM:
GATO
PATO
RATO
MATO
2) MARQUE UM X NO QUADRADINHO EM QUE APARECE O NOME QUE VOCÊ VÊ NA IMAGEM BAIXO.
LUANDA
LUANDRA
LUCIANA
LUZIANA
3) OBSERVE A IMAGEM:
FAÇA UM ( X) NO QUADRADINHO ONDE ESTÁ ESCRITO A PALAVRA “altura “ QUE VOCÊ VÊ NA IMAGEM.
ALTURA
ALMA
ALGEMA
FIGURA
4) OBSERVE A IMAGEM ABAIXO E MARQUE UM (X) NO QUADRADINHO ONDE ESTÁ ESCRITO A PRIMEIRA LETRA DA PALAVRA QUE VOCÊ VÊ.
D
B
C
A
5) OBSERVE A IMAGEM:
MARQUE UM (X) NA ALTERNATIVA QUE APRESENTA AS DUAS COISAS QUE O PAI DE LUANDA GOSTA DE FAZER:
COZINHAR E LAVAR
VER FUTEBOL E LAVAR ROUPA
COZINHAR E PASSAR ROUPA
VER FUTEBOL E COZINHAR
6) OBSERVE A IMAGEM:
FAÇA UM X NO QUADRADINHO ONDE ESTÁ ESCRITO A PRIMEIRA E A ÚLTIMA LETRA DO NOME DA MENINA.
L , D
L , A
C , A
A , D
7) OBSERVE A IMAGEM:
CONTE O NÚMERO DE SÍLABAS QUE TEM A PALAVRA INDICADA PELA SETA NA IMAGEM E DEPOIS MARQUE O QUADRADINHO QUE REPRESENTE ESSE NÚMERO.
1
2
3
4
8) OBSERVE A IMAGEM E MARQUE COM UM (X ) NO QUADRADINHO DA FRASE QUE CORRESPONDE A AÇÃO PRATICADA PELA MENINA.
A MENINA ESTÁ CARREGANDO UM BALDE.
A MENINA ESTÁ CARREGANDO LIVROS.
A MENINA ESTÁ CARREGANDO UMA VASSOURA.
A MENINA ESTÁ CARREGANDO UM SAPATO.
Por Rosiane Fernandes Silva
Graduada em Letras
4 comentários
gostei muito
Por favor preciso saber aonde consigo comprar esse livro ??
Super interessante, aplicarei esse projeto com toda certeza.
Projeto muito bom! Necessário para os alunos entenderem sobre as diferenças.