Início Atividades Atividade Interdisciplinar de Português e Geografia – Ensino Médio

Atividade Interdisciplinar de Português e Geografia – Ensino Médio

por Rosiane Fernandes

  Atividade de Português e Geografia, indicada para estudantes do Ensino Médio, com exercícios de leitura, interpretação e produção de texto. Com análise da música “Que país é esse?” do grupo Legião Urbana.

    Esta atividade interdisciplinar está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Baixe esta atividade em:

 

 

ESCOLA:                                               DATA:

PROF:                                                   TURMA:

NOME:     

Que país é esse?

Legião Urbana

Nas favelas, no senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação

 Que país é esse?
Que país é esse?

Que país é esse?

 No Amazonas, no Araguaia,

na Baixada fluminense
No Mato grosso, Minas Gerais e

no Nordeste tudo em paz
Na morte eu descanso, mas o sangue anda solto
Manchando os papéis, documentos fiéis
Ao descanso do patrão

Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?


Terceiro Mundo se for
Piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos índios num leilão.


Que país é esse?
Que país é esse?

Que país é esse?

Que país é esse?

 

Questões

Leia e responda as questões 1 e 2.

“Nas favelas, no senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação…”

 

1) Explique,  porque o eu lírico diz que nas favelas e no senado tem sujeira e ninguém respeita a constituição? O que você entende por constituição? E a que tipo de sujeira ele se refere?

 

2) Em seguida, há uma afirmação de que “todos acreditam no futuro da nação”… Quem é o futuro da nação? E você concorda com essa afirmação do eu lírico? Por quê?

 

 

Leia a estrofe abaixo e responda a questão 3. 

“No Amazonas, no Araguaia,

na Baixada fluminense
No Mato grosso, Minas Gerais e

no Nordeste tudo em paz…”

 

    Nessa estrofe é feito referências a algumas regiões do país. A região do  Amazonas , por exemplo,  está ligada diretamente ao tráfico de drogas, a Baixada Fluminense é uma das regiões mais violentas do nosso país. Podemos destacar fatos históricos como a Guerrilha do Araguaia. O Nordeste, que enfrenta problemas como a seca que traz como consequência  a concentração de renda; no Mato Grosso a luta dos índios, entre outros problemas nesse país que de Norte a Sul quem manda são pessoas com poder aquisitivo elevado.

 

3) Diante dessas informações explique, porque o eu lírico diz que está “tudo em paz…”. Qual é a crítica implícita nesse verso? Comente.

 

 

Leia esta estrofe e responda a questão 4.

 ” Na morte eu descanso, mas o sangue anda solto
Manchando os papéis, documentos fiéis
Ao descanso do patrão…”

 

4) Assinale a alternativa que melhor se enquadra na interpretação da estrofe acima:

I. Há no verso destacado um duplo sentido:O sentido de que o eu lírico só irá descansar quando morrer. Outro sentido é que  a morte pode ser  vista como mecanismo dos poderosos para calar os mais fracos, pois logo em seguida, há os versos “ manchando papéis, documentos fiéis”( como se os políticos usando de influências tivessem sumindo com provas ou alterando documentos importantes).

II. Não há duplo sentido nesse trecho e a palavra morte significa descanso de tanta luta travada pela sobrevivência. E as manchas nos papéis seriam do sangue das pessoas que vivem lutando nesse país tão desigual.

 

a) (   ) apenas a alternativa I está correta.

b) (   ) apenas a alternativa II está correta.

c) (   ) Nenhuma alternativa está correta.

 

Leia a estrofe abaixo e responda a questão 5.

” Terceiro Mundo se for
Piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos índios num leilão
.”

5) Essa canção foi composta em 1978 há muitos anos atrás. E o termo  Terceiro Mundo é como eram chamados os países pobres na época da Guerra Fria, em que  os países capitalistas disputavam a hegemonia mundial contra os países socialistas. Atualmente,  o Brasil é considerado como um país em desenvolvimento. Porém , frequentemente assistimos e ouvimos notícias sobre as desigualdades sociais, superfaturamentos, violências, desempregos, fome, etc. Faça uma pesquisa e descreva um caso de superfaturamento na política, um caso de desigualdade social e outro de violência que chocou o país. Os índices de desemprego atualmente e estado em que as pessoas mais passam fome. Apresente os dados para seu(a) professor(a) e sua turma em três slides apenas. Boa pesquisa.

 

6) Estamos vivendo momentos  de incertezas em nosso país, em todos os setores: na economia, na educação, na saúde, etc. Após a análise da música e as pesquisas realizadas, escreva um texto dissertativo respondendo os questionamentos a seguir: O que você espera para o futuro do seu país?; Você acredita que haverá boas mudanças?; O que é preciso para que possamos viver de forma justa?; O que é preciso fazer para gerar emprego para a população?; O que é necessário para que a saúde e a educação sejam os pilares do nosso país?

  • Não esqueça do título.
  • Não fuja do tema.
  • Escreva seu texto seguindo a norma padrão.
  • Ele deverá ter no mínimo 15 linhas distribuídas em 3 parágrafos ( introdução, desenvolvimento e conclusão).
  • Utilize elementos que deem coerência e coesão ao seu texto.

 

Boa produção!

 

 

Por Rosiane Fernandes Silva 
Graduada em Letras

Deixe um Comentário