Início Atividades Atividade de português: Adjetivo – 6º ano

Atividade de português: Adjetivo – 6º ano

por Rosiane Fernandes

    Atividade de Português, proposta a alunos do sexto ano do ensino fundamental, com exercícios sobre adjetivos, leitura de poema, caça-palavras entre outros. 

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esta atividade de português em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Adjetivo

Observe:

Terminação em –eza: substantivo abstrato derivado de adjetivo: belo- beleza

1) Agora complete as frases abaixo com o substantivo que deriva do adjetivo indicado entre parênteses.

a) Maria não conseguia esconder a sua _______ao ler a carta de despedida.(triste)

b) O frio era tanto que todos estavam sentindo _______.(mole)

c) A médica disse que a _______ da menina poderia ser sinal de anemia.(fraco)

d) _______ gera _______.(gentil)

e) A maior _______ da menina era sua boneca de porcelana.(rico)

f) Não terminei a _______ que minha mãe pediu para fazer no quarto.(limpo)

g) Perla tinha uma _______ infinita.(delicado)

h) “És belo, és forte impávido colosso,/e o teu futuro espelha essa _______”.(rico)

i) Pedro, não confunda _______ com malandragem. (esperto)

k) Quero ter a _______ que vocês não chegarão tarde novamente.(certo)

l) Nem adianta vir com essa _______ menina.(bravo)

m) Muitas pessoas vivem no nível abaixo da _______ no Brasil.(pobre)

n) O homem possui uma _______ interior. ( grande)

 

2) Observe:Terminação em –ês: acréscimo de  –a para o feminino. Japonês   –   japonesa.

Após observar a informação acima, complete as frases abaixo:

a) Aquele que vive e trabalha no campo é o _______ e a mulher é a __________.

b) O _______ é atualmente, uma das línguas mais faladas no mundo.

c) Todo príncipe tem sua _______.

d) A mulher do marquês é a _________.

e) O homem que mora na China é_______ e a mulher é________.

 

3) Circule na letra do poema “Pensamento surpreendente” todos os adjetivos que encontrar.

Pensamento surpreendente

Quando eu nasci, era Preto;

quando cresci era Preto;

Quando pego sol, fico Preto

Quando sinto frio, continuo Preto;

Quando estou assustado, também fico Preto;

Quando estou doente, Preto:

E,quando eu morrer, continuarei Preto!

 

E, você, cara Branco;

Quando nasce, você é Rosa;

Quando cresce, você é Branco;

Quando você pega sol, fica Vermelho;

Quando sente frio, você fica Roxo;

Quando você se assusta fica Amarelo;

Quando está doente, fica Verde;

                                                               Quando você morrer, você ficará Cinzento.

 

                                                               E você vem me chamar de Homem de Cor??!

                               Para ler e reler-Instituto Alfa e Beto,2007,pág.16- Escrito por uma criança africana.

Observe:

Locução adjetiva:

    Ocorre uma locução adjetiva quando o substantivo está acompanhando por uma expressão que desempenha o mesmo papel do adjetivo. Essas locuções sempre são acompanhadas por preposições: de,da,sem,do, sem, etc. Ex: toalha de banho.

 

4) Circule as locuções adjetivas empregadas nas frases abaixo:

a) Adoro ouvir histórias de lobisomem.

b) Vivemos em uma cidade do interior.

c) Nunca gostei de sabonete sem cheiro.

d) Era igual coceira de bicho-de-pé.

e) Andei tanto que gastei  a sola do sapato.

f) As ruas com buraco não são o único problema dessa cidade.

 

5) Analise as palavras abaixo, em seguida, pinte de amarelo os quadradinhos dos adjetivos e de azul os quadradinhos das locuções adjetivas.

 

6) Encontre no caça-palavras os adjetivos indicados abaixo:

 

7) Formule frases com os adjetivos encontrados no caça-palavras acima:

 

8) Observe as imagens abaixo, após escreva 4 (quatro)qualidades para cada uma delas. Em seguida,  pinte-as.

 

Por Rosiane Fernandes Silva
Graduada em Letras

9 comentários

Manofer 2 de fevereiro - 15:30

a parte de pintar é meio… pra bebês LOL.

Responder
JABILUSCA UNDERNIGHTALE 11 de abril - 20:09

E dai?
Mesmo que seja pra bebê é melhor pq…. DÃÃH,! Se é pro sexto os professores nem vão mandar pintar ‘-‘

Responder
Jefferson 10 de junho - 16:46

Esse é o problema da educação. Não estamos formandos máquinas, mas sim seres pensantes, críticos e também criativos. A Ludopedagogia deve está enraizada desde criança para prevalecer a vida inteira.

Responder
Rodrigo Dantas 16 de abril - 8:44

Eu adorei a atividade, bacana para uma fase de transição.

Responder
MAIARA GOMES 3 de julho - 12:46

Em teu futuro espelha essa “grandeza” e não “riqueza”

Responder
Adriana Kátia 10 de março - 22:16

Gostei bastante das atividades….só acho que deveria tbm ter conteúdo explicativo!

Responder
Cintia 12 de julho - 18:25

Particularmente, amei as atividades e o texto, excepcional, adorei.

Responder
Maria Rejane Kunzel 6 de agosto - 6:06

Amei os conceitos. Muito bons e objetivos.

Responder
Cintia Rosana Aquino Gauto 23 de agosto - 20:37

Como sempre, atividades maravilhosas. Obrigada por compartilhar! Abraços!!!

Responder

Deixe um Comentário