Atividade de português, indicada a alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre Texto teatral e texto epistolar(carta).
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esta atividade em:
- Word: Atividade de português: Texto teatral e carta – 7º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Texto teatral e carta – 7º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Texto teatral e carta – 7º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Atividade de Língua Portuguesa
1.Leia a música “Eu cresci” e circule todas as conjunções que encontrar. Lembre-se conjunção é um elemento de ligação entre orações.
Eu cresci- Maisa
Você me diz
Que o tempo passou
Que eu cresci e o mundo mudou
É bem assim que tudo acontece
É só olhar ao seu redor
Pra ver que todo mundo cresce
A flor, o amor
A grama no quintal
A borboleta, o passarinho
Cada um no seu caminho
Melhor saber que isso é natural
Quando você vê tudo mudou de vez
E o meu coração fica
Bem maior
Pra caber meu sonho
Pro que eu vou viver
Uma imensidão
Brilha feito sol
E faz a gente ver
Como é bom
Poder crescer
Leia o texto abaixo e responda às questões 2, 3 e 4
Busca Ao Tesouro
MONTEIRO LOBATO
1ª CENA
Dona Benta: Bom dia! (ou Boa tarde). Gosto muito de contar histórias para as crianças. Hoje estou aqui para contar mais uma história muito interessante a vocês. É a história de um tesouro escondido. Um tesouro muito valioso. Todos que tinham alguns problemas e tocassem naquele tesouro, os problemas desapareciam. A nossa história começa, quando Pedrinho sonha numa noite de luar.
Pedrinho: (Deitado em sua caminha, luar ao fundo, a boneca Emília entra)
Emília: Pedrinho, acorda. Você tem uma grande missão a realizar. Pedrinho: O quê? (acordando) Quem está falando?
Emília: Sou eu, a boneca Emília. Não me conhece mais não? Sou a boneca de Narizinho.
Pedrinho: Boneca Emília? Mas bonecas não falam. Deve ser um sonho. Vou voltar a dormir. (deita se)
Emília: Será que eu vou ter que beliscar o seu bumbum?
Pedrinho: Acho bom, prá eu ter certeza que não é um sonho.
Emília: (Se aproxima e belisca o seu bumbum) Pedrinho: Ái, doeu sabia.! Emília: Você não pediu?
Pedrinho: Pedi, mas não precisava exagerar. Emília: E então, está preparado?
Pedrinho: Preparado prá que?
Emília: Preparado para encontrar um grande tesouro.
Pedrinho: Tesouro? Que tesouro?
Emília: O que você vai procurar.
Pedrinho: Mas é necessário que eu vá mesmo? Por que eu?
Emília: Porque você foi o escolhido. Pedrinho: Essa história não está me cheirando bem. Mas se é para o bem de todos, diga aos seus superiores que eu vou.
2ª CENA
Dona Benta: Pedrinho, então, juntou as suas coisas de viagem, colocou em uma maletinha e saiu estrada a fora. Em busca daquele tal tesouro. Mas quando ele estava no meio do caminho, descobriu que não tinha pego as pistas, e imaginou…
Pedrinho: Caramba, mas prá que lado eu vou? Prá lá ou para cá.? Estou perdido. E agora. O que faço? Visconde: (entrando) Bom dia Pedrinho? Prá onde você está indo?
Pedrinho: Não sei. Acho que me perdi. Eu tinha que encontrar um grande tesouro, mas não me deram as pistas.
Visconde: Que tesouro é esse? Pedrinho: Não sei te informar, só sei que é um grande tesouro.
Visconde: Posso ir com você?
Pedrinho: Eu acho que pode.
Visconde: Então vamos por ali. Acho que sei o caminho. (sai na frente)
Pedrinho: Mas como que ele sabe o caminho? (sai também)
3ª CENA
Dona Benta: Mas eis que naquela estrada uma vilã muito ruim resolve aparecer para atrapalhar tudo. Porque ela tinha muito interesse naquele tesouro. Era a bruxa Cuca.
Cuca: Então quer dizer que esses dois estão indo procurar um grande tesouro. Pois fiquem sabendo que eu também estou procurando esse tesouro. Ele é muito valioso. É mágico. E como eu já sei fazer algumas mágicas, com ele vou fazer muito mais, e serei a Dona do Sítio do Pica-pau amarelo. Mas sozinha acho que não vou conseguir, preciso de um aliado. (aparece o Saci) Acho que já encontrei alguém.
Saci: Bom dia Cuca? O que está fazendo por aqui?
Cuca: Procurando um grande tesouro. Um super tesouro. Um baita de um tesouro. Será que você não podia me ajudar, não? Saci: Ajudar? Eu? Será que eu devo em crianças?
Cuca: Repartirei a metade com você, está bem? Saci: A metade? Um grande tesouro? Quem sabe assim com esse grande tesouro eu não consigo melhorar a minha aparência… Então eu vou.
2.O texto acima apresenta: personagens, 1ª, 2ª e 3ª cenas, rubricas, falas das personagens. Essas características são:
a.( )de um texto teatral
b.( )de uma notícia
c .( )de uma narrativa ficcional
d.( ) de uma carta
3.Que personagens atuam nessas cenas?
4.As frases entre parênteses se chamam rubricas. Para que elas servem?
- Belo Horizonte, 22 de dezembro de 2016.
Amado filho Carlito,
Há duas semanas você viajou para fazer o tão sonhado intercâmbio em Londres, e já sinto imensas saudades.
Como foi a viagem? Estranhou o clima e a alimentação britânicos? Você vai ficar aí dois anos, por isso, trate de escrever mais, já que nem sempre será possível telefonar. O que você está achando da cidade e dos londrinos?
Seu pai e seus irmãos enviam fortes abraços, e Brendo pede que você entre em contato com ele pela internet. Na próxima semana será o aniversário de sua irmã Ana Maria; não se esqueça de telefonar.
Aqui em Porto Alegre tem chovido bastante, e o calor continua intenso. Nas férias de janeiro, vamos pra Camboriu. Vai ser tudo tão estranho sem você!
Cuide-se bem, proteja-se do frio que é terrível nessa época e veja bem com quem vai andar. Seu irmão pretende passar o mês de julho com você, se tudo correr bem. Se precisar de qualquer coisa, ligue para nós imediatamente.
Responda logo e envie fotos.
Mil beijos.
Kátia.
A carta pessoal costuma apresentar uma estrutura padrão, composta de local e data, vocativo (geralmente com o nome da pessoa a quem se dirige a carta), texto e assinatura. Na carta em estudo, identifique todos esses elementos e transcreva-os no local indicado.
LOCAL:
DATA:
VOCATIVO:
DESPEDIDA:
ASSINATURA:
- Quanto é a variedade de linguagem empregada na carta?
Por que foi utilizado esse tipo de linguagem?
7.Qual é a mensagem da carta?
8.Para qual local a família do Carlito irá viajar nas férias? Qual é o pesar da mãe a respeito da viagem?
- Preencha corretamente o envelope de carta abaixo com os dados apresentados:
Remetente: Alfonso de Albuquerque Destinatário:Junior Rosa
Rua: Dourados, nº 277. Jardim Alvorada Avenida Brasil, nº 50- Centro
Nova Andradina- MS Jundiaí- SP
CEP: 15650-000 CEP: 14700-000
- Observe a propaganda abaixo:
a.Quais argumentos o autor da propaganda utilizou para convencer o consumidor desse produto?
b.Quem é o público alvo da propaganda da Seda?
Por Rosiane Fernandes Silva
2 comentários
gostei muito dessas atividades, sec possivel me mandar mais,
GRATA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Há erros de pontuação no texto teatral.