Atividade de interpretação de texto, utilizando o texto Na ponta do nariz, voltada a alunos do quarto ano do ensino fundamental.
Baixe esta atividade de português em modelo Word (que pode ser editado), em PDF (pronto para imprimir) e também a atividade respondida.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Na ponta do nariz – 4º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Na ponta do nariz – 4º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Na ponta do nariz – 4º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Na ponta do nariz
Tiago chateado chegou perto da mãe, dizendo que estava com um problema muito grave e justo no dia em que Daniela, a menina mais bonita da turma ia visitá-lo. Dona Iara tentou acalmá-lo, explicando que muitos garotos já passaram pelo mesmo problema.
Quando a mãe, dando por resolvido o problema, ia se afastando, Tiago voltou à carga:
– Se a senhora pensa que está me convencendo, enganou-se. E não vá saindo de mansinho, que meu problema ainda não está resolvido.
Ela quase riu. Disposta a continuar a conversa com o filho, dona Iara aproximou-se dele:
– Está bem, Tiago. Vamos resolver seu problema!
– Como?
– Não sei. Talvez passando um pó… ou algo parecido.
– Você está louca?
– Um pedaço de esparadrapo ou band-aid.
– Ficou pior.
– Quer que eu te leve ao médico?
– Também não é tão grave assim!
– Que tal pegar um lençol e fazer dois furos?
– Gozação, mãe? Eu tô sofrendo!
Ela não respondeu. Silêncio. Momento de decisão.
– Você quer que eu resolva? (mostrando os polegares) Resolvo já. Venha cá e pare com isso de uma vez!
Nesse momento, um som estridente de campainha invadiu o cômodo onde conversavam, interrompendo-os.
– Chiii… É ela!
Silêncio.
De novo a campainha irritante.
– Quer que eu vá lá e diga que você não está?… Que você não está bem e não pode fazer o trabalho?…
Ele arregalou os olhos e respondeu apressadamente:
– De jeito nenhum! Por nada deste mundo!
Em seguida foi ao banheiro, aproximou-se do espelho e mirou-se desanimado. Seu rosto redondo, cheio de saúde, apareceu refletido no cristal. E ali, bem na ponta de seu nariz, bem vermelha, redonda e exibida, uma enorme e primeira espinha a enfeitar-lhe a extremidade. Feito um vulcãozinho colorido; na ponta da estufada e redonda espinha vermelha, uma pontinha amarela. Bonita até, se não fosse no nariz dele.
Tiago respirou fundo, acariciou levemente a saliência e saiu em direção à porta.
– Com espinha ou sem espinha, lá vou eu.
E foi. Carregando consigo seu enorme problema, uma primeira e saliente espinha na ponta do nariz. Junto do problema, uma grande delícia: fazer um trabalho de classe com a menina mais querida da turma.
Compreensão do texto:
1. Qual é o título do texto?
R.:
2. Quem são os personagens da história?
R.:
3. Onde se passa a história?
R.:
4. Quantos parágrafos têm o texto?
R.:
5. Qual era o problema de Tiago?
R.:
6. Quais soluções sua mãe deu para resolver seu problema?
R.:
7. No final como Tiago resolveu seu problema?
R.:
8. Tiago estava esperando uma visita? Quem era esta visita?
R.:
Por ACESSABER
5 comentários
EM PRIMEIRO LUGAR BOM DIA,GOSTARIA MUITO D AGRADECER PELAS ATIVIDADES,ADOREI TODAS, ELAS IRÃO ME AJUDAR MUITO. TRABALHO COM ALUNOS DO QUINTO ANO. DESDE JÁ AGRADEÇO,MUITO OBRIGADA!!!!
Olá Maria Helena!
Ficamos muito felizes com a sua opinião e, sobretudo, com o fato de que você vai trabalhar a nossa atividade com os seus alunos!
Fica o nosso convite para que você volte sempre!
Equipe Acessaber.
Primeiramente Bom dia!
Gostaria de agradecer pelas atividades eu gostei muito e isso esta me ajudando com os meus alunos do 4° ano do ensino fundamental.
Escola José Maria Rodrigues Viégas Junior
Melgaço- Marajó-Pará
Olá Mayke, fico muito feliz em poder ajudar.
Textos muitos pequenos !