Atividade de português, voltada para os alunos do 9º ano, propõe o estudo do pronome relativo “que”, por meio de texto que explica o que é gordura trans.
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Pronome relativo – que – 9º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Pronome relativo – que – 9º ano- Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Pronome relativo – que – 9º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
O que é gordura trans?
Ela dá sabor aos alimentos
Esse tipo de gordura é produzido quando se adiciona hidrogênio ao óleo vegetal, em um processo chamado de hidrogenação. A indústria fabrica gordura trans para melhorar o sabor e aumentar a durabilidade dos alimentos. Ela está presente nas margarinas, bolachas, salgadinhos e em alguns pães. O leite e algumas carnes já têm essa gordura, mas em pequena quantidade. O consumo excessivo de gordura trans aumenta os níveis de colesterol ruim, que leva a problemas nas artérias e no coração.
Disponível em: <http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/>.
Questão 1 – Identifique a passagem do texto que apresenta a finalidade da gordura trans:
Questão 2 – Grife as expressões que se referem à gordura trans:
a) “Ela dá sabor aos alimentos”.
b) “Esse tipo de gordura é produzido quando se adiciona hidrogênio ao óleo vegetal […]”
c) “O leite e algumas carnes já têm essa gordura.”
Questão 3 – No trecho “[…] que leva a problemas nas artérias e no coração.”, o pronome relativo “que” retoma:
Questão 4 – Em “O leite e algumas carnes já têm essa gordura, mas em pequena quantidade.”, o termo grifado indica:
a) a adição de ideias.
b) a consequência de um fato.
c) a conclusão de um pensamento.
d) a oposição entre dois fatos.
Questão 5 – No segmento “Ela está presente nas margarinas, bolachas, salgadinhos e em alguns pães.”, as vírgulas foram empregadas para:
a) introduzir enumerações.
b) separar orações.
c) isolar palavras.
d) separar explicações.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.