Atividade de interpretação de texto voltada a alunos do quarto ano do ensino fundamental, o texto analisado é “O pulo do gato”.
Esta atividade de português está disponível para download em Word (modelo que pode ser editado), em PDF (pronto para imprimir) e também a atividade respondida.
Baixe este exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O pulo do gato – 4º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O pulo do gato – 4º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O pulo do gato – 4º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
O PULO DO GATO
A raposa andava maluca para pegar o gato. Mas ela sabia como todo mundo sabe, que o gato é o maior mestre pulador e nem adiantava tentar agarrá-lo. Com um salto de banda, o danado sempre se safava. Decidiu então a raposa usar da esperteza. Chegou-se para o gato e propôs a paz:
– Chega de correr atrás um do outro, mestre gato. Vamos agora viver em paz!
– Não é bem assim, comadre raposa – corrigiu o gato. – Não é um que corre atrás do outro, é uma que corre atrás do outro,é a “uma”, que é a senhora, que corre atrás do “outro”, que sou eu…
– Bom, de qualquer forma, vamos fazer as pazes, amigo gato. Como o senhor é mestre em pulos, proponho que, para celebrar nosso acordo de amizade, o senhor me dê um curso de pulos, para eu ficar tão puladora como o senhor. Pago-lhe cada lição com os mais saborosos filés de rato que o senhor já experimentou! O gato aceitou e começaram as lições no mesmo dia. A raposa era aluna dedicada e o gato ótimo professor. Ensinou o salto de banda, o salto em espiral, a cambalhota simples, a cambalhota-com-pirueta, o duplo-mortal, o triplo-mortal e até o saca-rolha-composta. A raposa todos eles aprendia, praticava depois das aulas e, logo, já estava tão mestre em pulos quanto o gato.
Decidiu então que já era chegada a hora de colocar em prática seu plano sinistro. No começo de outra aula, esgueirou-se por trás do gato e deu um bote, caprichando no salto mais certeiro que o mestre lhe tinha ensinado! E o gato? Deu um volteio de banda, rolou no ar, e a raposa passou chispando por ele, indo esborrachar-se num toco de aroeira.
Ainda tonta da queda, a raposa voltou-se para o gato e protestou:
– Mas mestre gato, esse pulo o senhor não me ensinou!
– Não ensinei, nem ensino!Esse é o segredo que me salva de malandros como a senhora, comadre raposa. Esse é o pulo do gato!
BANDEIRA,Pedro. Nova Escola,nº48.
Interpretação do texto
1. Qual é o título do texto?
R.:
2. Quem é o autor do texto?
R.:
3. Quem são os personagens do texto?
R.:
4. Qual é o tema principal do texto?
R.:
5. Quantos parágrafos tem o texto?
R.:
6. Na frase: “com um salto de banda, o danado sempre se safava.” O que significa a palavra em negrito?
a) esborrachava.
b) livrava.
c) Exibia
d) prejudicava.
7. Qual a proposta feita ao gato pela raposa?
a) viver cada um no seu canto.
b) viver em paz.
c) dividir os filés de rato.
d) brigar para sempre.
8. O que o texto diz a respeito da raposa e do rato?
a) medrosos.
b) amigos.
c) espertos.
d) lentos.
9. Para quê a raposa se tornou aluna do gato?
a) fazer as pazes com ele.
b) conseguir uma chance de devorá-lo.
c) distrair-se com ele.
d) brincar, pois se sentia sozinho.
10. Por quê o plano da raposa não deu certo:
a) agiu sem pensar.
b) errou os pulos ensinados.
c) confiou demais em sua esperteza.
d) era uma aluna desatenciosa.
3 comentários
Parabens,gostei muito das atividades,elas foram de grande valia.Muito obrigada
tia e pedro seu aluno eu achei facil
Amei suas atividades. Bem didáticas, fácil de entender.