Início Série5º ano Interpretação de texto: Primeiro cachorro-do-mato albino – 5º ano

Interpretação de texto: Primeiro cachorro-do-mato albino – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o primeiro cachorro-do-mato albino. Flagrante foi feito no município de Nova Maringá, no Mato Grosso. Vamos saber mais a respeito desse registro inédito? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP03, EF05LP04 e EF05LP05.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

 

Pesquisadores registram primeiro cachorro-do-mato albino do mundo no Brasil

Flagrante foi feito no município de Nova Maringá, no Mato Grosso. Espécie ocorre em vários países da América do Sul.

    O primeiro caso de albinismo em um cachorro-do-mato foi registrado no Brasil. O flagrante foi feito no município de Nova Maringá, no Mato Grosso, e mostra o animal caminhando por uma estrada de terra entre dois fragmentos de floresta.

    O vídeo, gravado em 2023, motivou uma investigação sobre anomalias de coloração em carnívoros neotropicais, que resultou na identificação de 12 estudos relatando 30 casos de leucismo e/ou albinismo, envolvendo sete espécies diferentes.

    Segundo Carolina Fontoura, uma das autoras do artigo científico, o diagnóstico do albinismo foi possível graças à ausência total de pigmentação nos pelos, na pele e nos olhos. “Indivíduos albinos apresentam pelagem completamente branca e olhos de tonalidade avermelhada, características observadas no animal registrado”, afirma.

    Carolina ressalta que o registro se torna ainda mais notável pelo fato de o albinismo ser uma condição rara entre os carnívoros neotropicais. “O que mais me chamou a atenção foi a ausência completa de pigmentação no animal, considerando que  ele apresenta, normalmente, pelagem com coloração variando do cinza-escuro ao marrom-acinzentado”, conta ela.

    Sobre as causas dessa hipopigmentação, a pesquisadora destaca fatores genéticos e ambientais, como alterações no ambiente e endogamia, que podem contribuir para a ocorrência do albinismo.

    “Fatores como o isolamento geográfico e a redução do tamanho populacional podem levar à fixação de alelos, resultando em baixa variabilidade genética, o que frequentemente causa anomalias na pigmentação”, explica Carolina.

    Segundo ela, essas condições podem afetar a comunicação, a reprodução e a camuflagem do animal, tornando-o mais vulnerável à predação. Diante disso, ela reforça a importância de documentar esses casos para ampliar o conhecimento sobre a genética, distribuição e frequência dessas características em animais silvestres.

Kauan Panontin. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2025/08/15>.
Publicado em: 15 de agosto de 2025. (Com corte e adaptação).

 

Questões 

Questão 1 – Na passagem “O flagrante foi feito no município de Nova Maringá, no Mato Grosso […]”, a que flagrante o texto se refere?

 

 

Questão 2 – Quando ocorreu o flagrante?

 

 

Questão 3 – Identifique o fator que levou ao diagnóstico de albinismo no cachorro-do-mato:

 

 

Questão 4 – Por que, segundo Carolina Fontoura, uma das autoras do artigo científico, “o registro se torna ainda mais notável”?

 

 

Questão 5 – A parte “[…] ele apresenta, normalmente, pelagem com coloração variando do cinza-escuro ao marrom-acinzentado […]” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 6 – O que “frequentemente causa anomalias na pigmentação”?

 

 

Questão 7 – Grife o vocábulo que exprime a ideia de soma no trecho:

“[…] essas condições podem afetar a comunicação, a reprodução e a camuflagem do animal, tornando-o mais vulnerável à predação.”

 

Questão 8 – Releia:

“[…] ela reforça a importância de documentar esses casos para ampliar o conhecimento sobre a genética, distribuição e frequência dessas características em animais silvestres.”

O verbo destacado tem o mesmo sentido de:

(     ) “divulgar”.

(     ) “valorizar”.

(     ) “aumentar”.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário