Início Série5º ano Interpretação de texto: Águia mais rara do Brasil – 5º ano

Interpretação de texto: Águia mais rara do Brasil – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a águia mais rara do Brasil. Pela primeira vez, um uiraçu foi registrado em vídeo no Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná. Vamos saber mais a respeito desse fato tão importante? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP03, EF05LP04 e EF05LP05.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

 Águia mais rara do Brasil, uiraçu é filmado pela primeira vez no Parque Nacional do Iguaçu

Ave de rapina ameaçada de extinção foi flagrada por armadilha fotográfica. Vídeo é inédito no parque e pode indicar população estável da espécie no local.

    Um registro histórico agitou a equipe do Projeto Onças do Iguaçu. Pela primeira vez, um uiraçu (Morphnus guianensis) foi registrado em vídeo no Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná.

    A ave de rapina, considerada uma das mais raras das Américas e ameaçada de extinção, foi flagrada no mês passado por uma armadilha fotográfica instalada para monitorar a fauna local. De acordo com os técnicos do projeto, provavelmente o animal estaria caçando no momento do flagrante, o que explica sua presença no solo.

    A espécie, que vive em áreas de mata fechada e pouco alteradas, é extremamente difícil de ser observada. […]

    Segundo a coordenadora do projeto, Yara Barros, o flagrante é um indicativo da qualidade ambiental do parque. “É um predador do topo da cadeia que precisa de áreas extensas e preservadas. O Parque Nacional do Iguaçu continua sendo um refúgio seguro para a vida selvagem”, afirma.

    Para a coordenadora do Projeto Harpia no Brasil Tânia Sanaiotti, que trabalha com uiraçus há 28 anos, o registro é fantástico. “A distância desse segundo registro de um uiraçu adulto, para o primeiro registro em 2022, evidencia que há mais de um casal no Parque Nacional do Iguaçu, que aparentemente mantém uma população estável da espécie”.

    “A ocorrência do uiraçu-falso Morphnus gujanensis, no Parque Nacional do Iguaçu, é um fato muito importante para a  Ornitologia do estado do Paraná. A espécie habita florestas densas e em bom estado de conservação, é muito difícil de ser visualizada devido aos seus hábitos de se ocultar na floresta”, diz Pedro Scherer Neto, um dos mais respeitados ornitólogos do país.

    O Parque Nacional do Iguaçu, reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade, abriga um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica do país, além das famosas Cataratas. O registro reforça a importância de proteger o parque para garantir a sobrevivência de espécies raras como o uiraçu.

Ananda Porto e Giovanna Adelle. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia>. Publicado em: 14 de agosto de 2025. (Com corte).

 

Questões 

Questão 1 – Segundo o texto, “um registro histórico agitou a equipe do Projeto Onças do Iguaçu”. Qual registro?

 

 

Questão 2 – Quando foi feito o registro?

 

 

Questão 3 – Em “A ave de rapina, considerada uma das mais raras das Américas e ameaçada de extinção, foi flagrada […]”, o trecho destacado:

(     ) dá uma explicação.

(     ) expressa uma opinião.

(     ) apresenta uma hipótese.

 

Questão 4 – Na frase “A espécie, que vive em áreas de mata fechada e pouco alteradas, é extremamente difícil de ser observada.”, o vocábulo grifado indica:

(     ) soma.

(     ) contraste.

(     ) alternância.

 

Questão 5 – De acordo com a coordenadora do projeto, Yara Barros, citada no texto, o flagrante do uiraçu “é um indicativo da qualidade ambiental” do Parque Nacional do Iguaçu. Por quê?

 

 

Questão 6 – Releia:

“A ocorrência do uiraçu-falso Morphnus gujanensis, no Parque Nacional do Iguaçu, é um fato muito importante para a Ornitologia do estado do Paraná.”

Quem disso isso?

 

Questão 7 – Sublinhe a seguir o termo que introduz uma finalidade:

“O registro reforça a importância de proteger o parque para garantir a sobrevivência de espécies raras como o uiraçu.”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário