Atividade de geografia, voltada para estudantes do quarto ano e quinto ano do ensino fundamental, com questões sobre Percepção espacial: pontos de referência, localização, organização e representação espacial. BNCC 4º ano: EF04GE01. BNCC 5º ano: EF05GE01.
Você pode baixar esta atividade de geografia em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download desse exercício de geografia em:
- Word: Atividade de geografia: Percepção espacial – 4º ano e 5º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de geografia: Percepção espacial – 4º ano e 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de geografia: Percepção espacial – 4º ano e 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Percepção espacial: pontos de referência, localização, organização e representação espacial
A percepção espacial é a forma como entendemos onde estamos e como as coisas estão organizadas ao nosso redor. Usamos pontos de referência para nos ajudar a localizar lugares.
Um ponto de referência pode ser qualquer coisa que nos ajude a saber onde estamos, como uma praça, uma escola, ou até mesmo uma árvore grande na rua. Quando sabemos onde estão esses pontos, fica mais fácil nos orientar e nos
movimentar pelo bairro ou cidade.
Entender a organização dos espaços é importante para saber como chegar a lugares diferentes. Podemos usar mapas, desenhos e até fazer perguntas para nos ajudar a encontrar o que procuramos. Por exemplo, se você sabe que a escola está perto de uma padaria, você pode usar isso como ponto de referência para encontrar a escola.
Questões
1) O que é um ponto de referência?
A) ( ) Um lugar onde guardamos nossos brinquedos
B) ( ) Algo que nos ajuda a saber onde estamos
C) ( ) Um mapa que usamos na escola
D) ( ) Um objeto para brincar no parque
2) Qual das opções a seguir pode ser um ponto de referência?
A) ( ) Um desenho
B) ( ) Um carro
C) ( ) Uma escola
D) ( ) Um brinquedo
3) O que você pode usar para ajudar alguém a encontrar sua casa?
R:
4) Como os pontos de referência nos ajudam a encontrar lugares diferentes?
R:
5) O que podemos usar para entender a organização dos espaços?
A) ( ) Apenas perguntas
B) ( ) Mapas, desenhos e perguntas
C) ( ) Apenas mapas
D) ( ) Apenas desenhos
6) Quando você usa um ponto de referência, você está trabalhando com sua:
R:
Por Acessaber






