Início Série5º ano Interpretação de texto: O mistério do caderninho preto – 5º ano

Interpretação de texto: O mistério do caderninho preto – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre O mistério do caderninho preto. Vamos analisar o texto que nos apresenta esse livro? Depois, não deixe de responder às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP01, EF05LP02, EF05LP03, EF05LP04, EF05LP05, EF05LP07, EF05LP12, EF05LP16, EF05LP19.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

“O mistério do caderninho preto”

    Maria Emília tem quinze anos e resolveu escrever um livro baseado na sua vida escolar. Como um dos seus professores, o Batista, vivia rabiscando coisas em um caderninho preto, ela teve a ideia de criar um mistério em torno disso. O que o Batista tanto anotava? As má-criações dos alunos? Ou não tinha nada a ver com a escola? E se os personagens roubassem o caderninho para descobrir o que tinha nele?

    Acontece que muitas vezes a vida imita a arte: um dia o caderninho do Batista sumiu e fatos estranhos começaram a acontecer. Maria Emília e Miguel, seu amigo que lia tudo o que ela escrevia e dava palpites para ajudá-la, ficaram espantados ― como podia ser? ― e decidiram resolver o mistério…

    Neste romance saboroso ― em que se trata com naturalidade de Julio Cortázar, J. D. Salinger e Clarice Lispector, da mesma forma que de ideias aparentemente cabeludas como narrador e coerência textual ―, Ruth Rocha coloca o leitor dentro da cabeça dos escritores, estabelece relações complexas entre ficção e realidade e abre sem dúvida muitas portas no mundo (verdadeiro, imaginado) dos adolescentes.

Disponível em: <https://www.amazon.com.br/>. (Com adaptação).

 

Questões 

Questão 1 – O texto é sobre o livro:

 

 

Questão 2 – Quem escreveu o livro?

(     ) Ruth Rocha.

(     ) J. D. Salinger.

(     ) Clarice Lispector.

 

Questão 3 – O segmento “Maria Emília tem quinze anos e resolveu escrever um livro baseado na sua vida escolar.”:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 4 – De acordo com o texto, na história, em torno do que Maria Emília “teve a ideia de criar um mistério”?

 

 

Questão 5 – Releia:

“[…] um dia o caderninho do Batista sumiu e fatos estranhos começaram a acontecer.”

Nessa passagem, o texto revela:

(     ) o início da história do livro.

(     ) o clímax da história do livro.

(     ) o desfecho da história do livro.

 

Questão 6 – Em “[…] Maria Emília e Miguel, seu amigo que lia tudo o que ela escrevia e dava palpites para ajudá-la, ficaram espantados […]”, a parte destacada é:

(     ) uma correção.

(     ) uma conclusão.

(     ) uma apresentação.

 

Questão 7 – No fragmento “[…] como podia ser?”, o termo “como”:

(     ) indica modo.

(     ) introduz exemplo.

(     ) assinala comparação.

 

Questão 8 – No trecho “[…] ideias aparentemente cabeludas como narrador e coerência textual […]”, o vocábulo sublinhado é um exemplo da linguagem:

(     ) técnica.

(     ) informal.

(     ) regional.

 

Questão 9 – No último parágrafo, há um adjetivo que exprime uma opinião. Identifique-o:

(     ) “saboroso”.

(     ) “complexas”.

(     ) “verdadeiro”.

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário