Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre nova sinalização turística em Olinda. Vamos nos informar a respeito desse fato? Então, leia com atenção o texto! Depois, não deixe de responder às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF15LP03, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP05 e EF05LP07.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Olinda recebe nova sinalização turística – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Olinda recebe nova sinalização turística – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Olinda recebe nova sinalização turística – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Olinda-PE: patrimônio da humanidade recebe nova sinalização turística
Quem visitar Olinda vai poder saber mais sobre as igrejas seculares e cada cantinho da cidade, que é patrimônio da humanidade. O sítio histórico está recebendo uma nova sinalização turística.
A instalação da primeira placa aconteceu em frente à Catedral de São Salvador do Mundo, ou como é mais conhecida pelos olindenses, Catedral da Sé, o maior templo quinhentista do Brasil e o mais antigo da cidade.
Com vista estonteante, cheia de pontos turísticos, que contam não só a história da cidade, como também a do país, Olinda é a mais antiga entre as cidades brasileiras declaradas Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco.
Mas as placas de sinalização estavam apagadas, gastas, dificultando principalmente o acesso às informações.
Para auxiliar os turistas, também foram inauguradas outras placas no Centro Histórico. Elas são indicativas. Além de conter o símbolo de patrimônio mundial, também trazem os nomes dos pontos turísticos em português e em inglês.
Ao todo, serão instalados 84 equipamentos, como placas indicativas, sinalização de piso e painéis com mapas da cidade.
Disponível em: <https://tvbrasil.ebc.com.br/reporter-brasil/2025/04/olinda-pe-patrimonio-da-humanidade-recebe-nova-sinalizacao-turistica>. (Com corte e adaptação).
Questões
Questão 1 – O texto acima é do gênero:
( ) notícia.
( ) crônica.
( ) resumo.
Questão 2 – Segundo o texto, “quem visitar Olinda vai poder saber mais sobre as igrejas seculares e cada cantinho da cidade, que é patrimônio da humanidade”. Por quê?
Questão 3 – O texto revela que a instalação da primeira placa ocorreu em frente ao “maior templo quinhentista do Brasil e o mais antigo da cidade”. A que templo o texto se refere?
Questão 4 – Na parte “Mas as placas de sinalização estavam apagadas, gastas, dificultando principalmente o acesso às informações.”, a palavra destacada é sinônima de:
( ) “especialmente”.
( ) “paulatinamente”.
( ) “completamente”.
Questão 5 – Em “Para auxiliar os turistas, também foram inauguradas outras placas no Centro Histórico.”, o vocábulo “Para”:
( ) indica um destino.
( ) aponta uma direção.
( ) introduz uma finalidade.
Questão 6 – Releia:
“Além de conter o símbolo de patrimônio mundial, também trazem os nomes dos pontos turísticos em português e em inglês.”
Essa passagem:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 7 – Na frase “Ao todo, serão instalados 84 equipamentos, como placas indicativas, sinalização de piso e painéis com mapas da cidade.”, o termo grifado exprime a ideia de:
( ) soma.
( ) oposição.
( ) alternância.
Questão 8 – Identifique o trecho que contém uma opinião:
( ) “Com vista estonteante […]”
( ) “[…] cheia de pontos turísticos […]”
( ) “[…] contam não só a história da cidade, como também a do país […]”
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.