Início Série5º ano Interpretação de texto: Musse de cambuci – 5º ano

Interpretação de texto: Musse de cambuci – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre musse de cambuci. Vamos ler o texto que nos ensina a preparar essa sobremesa? Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP03, EF05LP04, EF05LP05, EF05LP07, EF05LP08, EF05LP09, EF05LP12 e EF05LP15.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Aprenda a preparar musse de cambuci

Sobremesa é feita com fruta nativa da Mata Atlântica.

    O cambuci se destaca pelo sabor azedo, aroma cítrico e adocicado, mas também pelo seu formato que, para alguns, lembra um disco voador. Vamos à receita de musse dessa fruta?

 

Ingredientes:

4 cambucis

1 lata de creme de leite

1 lata de leite condensado

Hortelã a gosto

 

Modo de preparo:

Retire a casca dos cambucis e separe a polpa;

No liquidificador, ponha o creme de leite, a polpa dos cambucis e o leite condensado. A proporção é de uma lata de creme de leite e uma de leite condensado para cada quatro cambucis;

Bata até obter uma mistura homogênea;

Finalize adicionando hortelã a gosto.

Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2025/03/29/hora-do-rancho-aprenda-preparo-de-mousse-de-cambuci.ghtml>. Publicado em: 29 de março de 2025. (Com corte e adaptação).

 

Questões 

Questão 1 – Releia:

 “Sobremesa é feita com fruta nativa da Mata Atlântica. “

a) A que sobremesa o texto se refere?

 

b) Qual fruta nativa da Mata Atlântica?

 

 

Questão 2 – De acordo com o texto, para alguns, o cambuci:

(     ) “tem sabor azedo”.

(     ) “lembra um disco voador”.

(     ) “possui aroma cítrico e adocicado”.

 

Questão 3 – Na passagem “Vamos à receita de musse dessa fruta?”, o texto:

(     ) faz um convite.

(     ) dá uma orientação.

(     ) expressa um desejo.

 

Questão 4 – A seção “Ingredientes” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) um argumentação.

 

Questão 5 – Na receita, não é determinada a quantidade de:

(     ) hortelã.

(     ) creme de leite.

(     ) leite condensado.

 

Questão 6 – Pode-se afirmar que:

(     ) deve ser usada apenas a casca dos cambucis.

(     ) deve ser usada apenas a polpa dos cambucis.

(     ) devem ser usadas a casca e a polpa dos cambucis.

 

Questão 7 – Na parte “A proporção é de uma lata de creme de leite e uma de leite condensado para cada quatro cambucis […]”, o termo grifado exprime a ideia de:

(     ) soma.

(     ) oposição.

(     ) alternância.

 

Questão 8 – Segundo o texto, é preciso bater no liquidificador “até obter uma mistura homogênea”. O que quer dizer “uma mistura homogênea”?

(     ) Quer dizer uma mistura grossa.

(     ) Quer dizer uma mistura uniforme.

(     ) Quer dizer uma mistura volumosa.

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário