Início Série5º ano Interpretação de texto: Nova espécie de sapo-pulga – 5º ano

Interpretação de texto: Nova espécie de sapo-pulga – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre uma nova espécie de sapo-pulga. Ele é o segundo menor vertebrado já descrito no mundo. Vamos saber mais a respeito desse fato? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP01, EF05LP02, EF05LP03, EF05LP04, EF05LP06, EF05LP07, EF05LP16  e EF05LP17.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

Nova espécie de sapo-pulga é encontrada em Ubatuba

Ele é o segundo menor vertebrado já descrito no mundo.

    Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) descreveram uma nova espécie de sapo-pulga, encontrada em Ubatuba, região litorânea de São Paulo. O sapinho, que recebeu o nome de Brachycephalus dacnis, é o segundo menor vertebrado já descrito no mundo. Antes dele, está apenas Brachycephalus pulex, encontrado no sul da Bahia. 

    Pesquisadores do Projeto Dacnis encontraram o anfíbio, com menos de 1 centímetro, durante um trabalho de campo em uma reserva da ONG. Por isso, seu nome carrega o do projeto, que desde 2010 atua na preservação de biodiversidade nos municípios paulistas de São José dos Campos, Miracatu e Ubatuba. 

    A pesquisa, publicada na revista científica PeerJ, iniciou quando os cientistas observaram vocalizações que não correspondiam aos sapos da região, sugerindo a presença de uma espécie não descrita. Para confirmar as suspeitas, realizaram análises morfológicas, comparando o novo sapinho com o Brachycephalus hermogenesi, espécie semelhante. Logo após isso, o sequenciamento genético mostrou a singularidade do B. dacnis, confirmando a novidade.

    “A diversidade desses sapos em miniatura pode ser bem maior do que imaginamos. Por isso, é importante ter o maior número de características possíveis para agilizar o processo de descrição e, assim, podermos atuar na conservação”, explica o Luís Felipe Toledo, principal autor do estudo. 

Disponível em: <https://amda.org.br/noticias/nova-especie-de-sapo-pulga-e-encontrada-em-ubatuba/>.

Publicado em: 25 de novembro de 2025. (Com corte e adaptação).

 

Questões

Questão 1 – O texto acima é do gênero:

 

 

Questão 2 – De acordo com o texto, “o segundo menor vertebrado já descrito no mundo” foi descoberto em:

(     ) Miracatu.

(     ) Ubatuba. 

(     ) São José dos Campos.

 

Questão 3 – Segundo o texto, os pesquisadores “encontraram o anfíbio […] durante um trabalho de campo em uma reserva da ONG”. Qual ONG?

 

 

Questão 4 – Identifique o fato que levou os cientistas a suspeitarem da presença de uma nova espécie de sapo-pulga:

 

 

Questão 5 – Releia:

“Para confirmar as suspeitas, realizaram análises morfológicas, comparando o novo sapinho com o Brachycephalus hermogenesi, espécie semelhante.”

Esse trecho:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 6 – Em “Logo após isso, o sequenciamento genético mostrou a singularidade do B. dacnis, confirmando a novidade.”, o termo grifado foi usado para:

(     ) corrigir uma informação.

(     ) retomar uma informação.

(     ) complementar uma informação.

 

Questão 7 – Qual é o nome científico do menor anfíbio já descrito?

(     ) Brachycephalus pulex.

(     ) Brachycephalus dacnis.

(     ) Brachycephalus hermogenesi.

 

Questão 8 – As aspas destacam no texto:

 

 

Questão 9 – Sublinhe a seguir o vocábulo que introduz uma finalidade:

“[…] é importante ter o maior número de características possíveis para agilizar o processo de descrição e, assim, podermos atuar na conservação’ […]”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário