Início Série5º ano Interpretação de texto: Obstáculo ou oportunidade – 5º ano

Interpretação de texto: Obstáculo ou oportunidade – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre obstáculo ou oportunidade. Vamos refletir a partir da leitura de uma história? Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP01, EF05LP02, EF05LP03, EF05LP04, EF05LP06, EF05LP07 e EF05LP16.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Obstáculo ou oportunidade?

    Certo dia, um rei ordenou que se colocasse uma pedra enorme no meio de uma das estradas de seu reino. Então, o rei se escondeu próximo ao local para ficar observando se alguém tiraria a imensa rocha do caminho.

    Alguns mercadores e homens muito ricos do reino passaram por ali e simplesmente deram a volta pela pedra. Alguns até esbravejaram contra o rei, dizendo que ele não mantinha as estradas limpas, mas nenhum deles tentou mover a pedra dali.

    De repente, passa um camponês com uma carga de vegetais. Ao se aproximar da imensa rocha, ele põe de lado a sua carga e tenta remover a rocha dali. Após muito esforço e suor, finalmente consegue mover a pedra para fora da estrada.

    Então, o camponês volta a pegar sua carga de vegetais, quando nota que havia uma bolsa no local onde, pouco antes, estava a pedra.

    A bolsa continha muitas moedas de ouro e uma nota escrita pelo rei, que dizia que o ouro era para a pessoa que tivesse removido a pedra do caminho.

    – Meus amigos, – disse o rei – com frequência, encontramos obstáculos e fardos no caminho. Podemos reclamar em alto e bom som enquanto nos desviamos deles se assim preferirmos, ou podemos erguê-los e descobrir o que eles significam. A decepção é normalmente o preço da preguiça.

Disponível em: <https://metaforas.com.br/2019-10-12/obstaculo-ou-oportunidade.htm>.

 

Questões

Questão 1 – Identifique o fato que motivou a história acima:

 

 

Questão 2 – Na passagem “Então, o rei se escondeu próximo ao local para ficar observando se alguém tiraria a imensa rocha do caminho.”, o vocábulo destacado:

(     ) aponta um destino.

(     ) indica uma direção.

(     ) introduz uma finalidade.

 

Questão 3 – O trecho “Alguns até esbravejaram contra o rei, dizendo que ele não mantinha as estradas limpas […]”:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 4 – Em “Ao se aproximar da imensa rocha, ele põe de lado a sua carga e tenta remover a rocha dali.”, o termo grifado exprime a ideia:

(     ) soma.

(     ) oposição.

(     ) alternância.

 

Questão 5 – De acordo com a história, quem “consegue mover a pedra para fora da estrada”?

(     ) um mercador.

(     ) um camponês.

(     ) um homem muito rico.

 

Questão 6 – Na história, a pessoa que move a pedra do caminho tem uma recompensa. Qual?

 

 

Questão 7 – Informe o parágrafo que conta o clímax da história:

 

 

Questão 8 – Na parte “[…] podemos erguê-los e descobrir o que eles significam.”, os pronomes sublinhados referem-se aos:

 

 

Questão 9 – Pela leitura da história, pode-se caracterizar o camponês como alguém:

(     ) curioso.

(     ) persistente.

(     ) ganancioso.

 

Questão 10 – Conclui-se que o texto tem a intenção de:

(     ) debater um assunto.

(     ) propor uma reflexão.

(     ) fazer uma reivindicação.

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário