Início Série5º ano Interpretação de texto: O menino mágico – 5º ano

Interpretação de texto: O menino mágico – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre O menino mágico. Vamos ler o texto que nos apresenta esse livro da grande escritora Rachel de Queiroz? Em seguida, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF35LP01, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP05, EF35LP26, EF35LP22, EF15LP02 e EF15LP03.

  Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

“O menino mágico”

As aventuras e brincadeiras empolgantes de um menino mágico, chamado Daniel, são narradas de um jeito especial por Rachel de Queiroz nesse livro!

    Daniel era mágico e aprendeu mágica assim: de repente. Primeiro, ele percebeu mudanças misteriosas: dormiu em um quarto e acordou em outro… Depois, fez um ovo virar pintinho… e a cama se tornar avião!

    Daniel se impressionava, mas decidiu não contar seu segredo a ninguém… Quer dizer, falou só para seu primo Jorge, o garoto mais inteligente de todos. Afinal, eles eram melhores amigos e companheiros de aventuras!

    “Faz de conta que…” são as poderosas palavras do menino mágico, que transformam poesia em realidade e a realidade em poesia. Encantamentos, amizade, família, coragem e uma boa dose de confusão são os ingredientes deste que foi o primeiro livro infantil da grande escritora Rachel de Queiroz, a primeira mulher a entrar na Academia Brasileira de Letras.

    Venha brincar de “Faz de conta que…” com os dois meninos!

Disponível em: <https://www.amazon.com.br/menino-m%C3%A1gico-Rachel-Queiroz/dp/8503011883>.

(Com corte e adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Releia:

 “As aventuras e brincadeiras empolgantes de um menino mágico, chamado Daniel, são narradas de um jeito especial […] nesse livro!”

A que livro o texto se refere?

 

Questão 2 – Quem escreveu o livro?

 

 

Questão 3 – Segundo o texto, como Daniel aprendeu mágica?

 

 

Questão 4 – De acordo com o texto, a magia manifesta-se em Daniel, primeiramente, por meio de mudanças misteriosas em sua vida. Quais mudanças?

 

 

Questão 5 – Observe:

“Daniel se impressionava, mas decidiu não contar seu segredo a ninguém…”

Esse fragmento:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 6 – Na frase “Quer dizer, falou só para seu primo Jorge, o garoto mais inteligente de todos.”, a passagem sublinhada é:

(     ) uma opinião.

(     ) uma dedução.

(     ) uma apresentação.

 

Questão 7 – Em “Faz de conta que…”, as aspas:

(     ) destacam uma citação.

(     ) assinalam uma informalidade.

(     ) marcam uma fala fora do seu contexto habitual.

 

Questão 8 – Na parte “Encantamentos, amizade, família, coragem e uma boa dose de confusão são os ingredientes […]”, o vocábulo grifado exprime a ideia de:

(     ) soma.

(     ) oposição.

(     ) alternância.

 

Questão 9 – No segmento “Venha brincar de ‘Faz de conta que…’ com os dois meninos!”, o texto tem a intenção de:

(     ) fazer um apelo.

(     ) fazer um pedido.

(     ) fazer um convite.

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário