Início Série2º ano ensino médio Atividade de português: Tipos de pronome – 2º ano do Ensino Médio

Atividade de português: Tipos de pronome – 2º ano do Ensino Médio

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, focada nos alunos do segundo ano do ensino médio, sobre pronomes. Vamos analisá-los no texto A química e o repolho-roxo? Para isso, responda às questões propostas! BNCC 2º ano do ensino médio: EM13LGG103, EM13LGG104 e EM13LGG105.

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

A química e o repolho-roxo

    As tiras de papel ficaram com cores diferentes, não foi? Isso acontece porque o repolho-roxo é um indicador de ácidos e bases. Vamos entender melhor! Todas as substâncias, soluções, misturas – seja vinagre, detergente, sabão em pó, leite, refrigerante, café, entre outras comestíveis e não comestíveis, podem ser classificadas como ácidas, bases ou neutras.

    Repare novamente nas cores das tiras de papel preparadas com o repolho-roxo: elas indicam que o vinagre é ácido, o sabão em pó é uma base e o detergente é neutro. Qual será a característica do leite, do refrigerante, do cafezinho…? Faça novos testes sobre o que sua curiosidade mandar, compare com as cores obtidas neste experimento e descubra! Ah! As misturas preparadas não devem ser ingeridas!

Disponível em: <https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_249.pdf>. (Fragmento).

 

Questões

Questão 1 – Sublinhe o pronome demonstrativo a seguir:

“Isso acontece porque o repolho-roxo é um indicador de ácidos e bases.”

 

Questão 2 – Assinale o trecho que contém um pronome indefinido:

(     ) “Vamos entender melhor!”

(     ) “[…] entre outras comestíveis e não comestíveis […]”

(     ) “As misturas preparadas não devem ser ingeridas!”

 

Questão 3 – No texto, há um pronome interrogativo. Identifique-o:

 

 

Questão 4 – Informe a pessoa gramatical a que se refere o pronome possessivo no texto:

 

 

Questão 5 – Na passagem “[…] elas indicam que o vinagre é ácido, o sabão em pó é uma base e o detergente é neutro.”, o pronome pessoal retoma:

 

 

Questão 6 – Em “Faça novos testes sobre o que sua curiosidade mandar […]”, o “que” é:

(     ) preposição.

(     ) pronome relativo.

(     ) advérbio de intensidade.

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário