Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre azeite de abacate. Já ouviu falar desse azeite? Não? Vamos conhecê-lo? Para tal, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF35LP01, EF35LP02, EF05LP24 e EF05LP26.
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Azeite de abacate – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Azeite de abacate – 5º ano- Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Azeite de abacate – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Azeite de abacate
Esse tipo de azeite representa uma alternativa valiosa para olivicultores durante a entressafra
O abacate é a estrela das vitaminas, do guacamole, das saladas e até das sobremesas. Mas, além dessas delícias, ele também se transforma em azeite! Extraído da polpa do abacate maduro, o azeite de abacate é uma opção versátil e saudável para enriquecer receitas e trazer novos sabores à mesa.
Segundo Giovanna Alves, que é nutricionista, a fruta é rica em propriedades nutricionais, devido à elevada quantidade de lipídios, vitaminas e minerais. “O azeite de abacate, por sua vez, se destaca por dois motivos principais: o alto teor de ácidos graxos e a elevada quantidade de compostos bioativos”, diz a nutricionista.
Quando comparado ao azeite de oliva, Giovanna explica que os benefícios são semelhantes, como o elevado teor de gorduras boas, vitaminas e minerais, além de apresentar potencial anti-inflamatório.
“O azeite de abacate, porém, apresenta uma maior resistência ao calor. Mesmo assim, a indicação é que ele seja utilizado em preparações frias ou de baixas temperaturas”, explica a especialista.
Em nota, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) explica que o azeite de abacate, além de ter um custo de produção reduzido, oferece uma alternativa valiosa para olivicultores durante a entressafra, especialmente na Serra da Mantiqueira, Minas Gerais.
“O processamento das azeitonas ocorre entre janeiro e abril. Nos demais meses, o olivicultor pode utilizar o mesmo maquinário e mão de obra para extrair o azeite de abacate, ampliando as possibilidades de produção e mercado,” ressalta o pesquisador Adelson de Oliveira.
Marina Fávaro. Disponível em: <https://redeglobo.globo.com/sp/eptv/epagro/noticia/qual-a-diferenca-entre-azeite-de-oliva-e-abacate.ghtml>. Publicado em: 14 de novembro de 2024. (Com adaptação).
Questões
Questão 1 – Na passagem “Mas, além dessas delícias, ele também se transforma em azeite!”, o termo “ele” refere-se ao:
Questão 2 – Na frase “Extraído da polpa do abacate maduro, o azeite de abacate é uma opção versátil e saudável para enriquecer receitas e trazer novos sabores à mesa.”, o texto:
( ) alerta.
( ) aconselha.
( ) recomenda.
Questão 3 – Em “Segundo Giovanna Alves, que é nutricionista, a fruta é rica em propriedades nutricionais, devido à elevada quantidade de lipídios, vitaminas e minerais.”, a expressão grifada:
( ) introduz uma causa.
( ) assinala uma finalidade.
( ) inicia uma consequência.
Questão 4 – Sublinhe a seguir o vocábulo que exprime a soma de fatos:
“O azeite de abacate, por sua vez, se destaca por dois motivos principais: o alto teor de ácidos graxos e a elevada quantidade de compostos bioativos’, diz a nutricionista.”
Questão 5 – De acordo com a especialista entrevistada, o azeite de abacate apresenta mais:
( ) resistência ao calor que o azeite de oliva.
( ) potencial anti-inflamatório que o azeite de oliva.
( ) gorduras boas, vitaminas e minerais que o azeite de oliva.
Questão 6 – Identifique os benefícios econômicos do azeite de abacate, principalmente na Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais:
Questão 7 – No fragmento “Nos demais meses, o olivicultor pode utilizar o mesmo maquinário e mão de obra para extrair o azeite de abacate […]”, a parte destacada indica:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 8 – No texto sobre o azeite de abacate, há:
( ) apenas citações diretas.
( ) apenas citações indiretas.
( ) citações diretas e citações indiretas.
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.