Início Série5º ano Interpretação de texto: O misterioso jardim da Sra. Anne – 5º ano

Interpretação de texto: O misterioso jardim da Sra. Anne – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre O misterioso jardim da Sra. Anne. Vamos ler o texto que nos apresenta esse livro? Depois, não deixe de responder às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF15LP01, EF15LP02, EF15LP03, EF15LP04, EF15LP05 e EF15LP06.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

“O misterioso jardim da Sra. Anne”

    Sophie era uma menina diferente de todas as outras do orfanato Santa Maria. Amava os livros e nada no mundo era capaz de fazê-la trocar uma boa história por outra atividade. Inventou encontros secretos, burlando as regras do orfanato, para dar vida à magia das histórias e desfrutar, com as amigas, o gostinho doce da leitura.

    Mas o que ninguém esperava aconteceu e Sophie foi adotada pela mulher mais rica da cidade. Longe das amigas, ela se entrega à sua nova vida e acaba descobrindo um lugar encantado na mansão da Sra. Anne.

    O jardim é rodeado de mistérios e poderia lhe render momentos de pura diversão, não fosse a proibição da própria Sra. Anne. Porém, antes de pensar em burlar essa regra também, Sophie percebe que o lugar oferece mais perigos do que ela imaginava e possui segredos que a sua nova família daria a vida para proteger.

    Um livro cheio de encantos e surpresas, que desafiará o leitor a descobrir, com Sophie, os mistérios do jardim da Sra. Anne.

Lucas de Sousa (Autor do livro). Disponível em: <https://www.amazon.com.br/>. (Com adaptação).

 

Questões

Questão 1 – O texto acima é sobre o livro:

 

 

Questão 2 – Quem escreveu o livro identificado na questão anterior?

 

 

Questão 3 – Releia:

“Amava os livros e nada no mundo era capaz de fazê-la trocar uma boa história por outra atividade.”

Nessa passagem, o texto refere-se à:

 

Questão 4 – De acordo com o texto, na história, Sophie “inventou encontros secretos, burlando as regras do orfanato”. O que quer dizer “burlando”?

(     ) Quer dizer “criando”.

(     ) Quer dizer “mudando”.

(     ) Quer dizer “desobedecendo”.

 

Questão 5 – Em “[…] para dar vida à magia das histórias e desfrutar, com as amigas, o gostinho doce da leitura.” o termo destacado indica:

(     ) fatos que se somam na história do livro.

(     ) fatos que se alternam na história do livro.

(     ) fatos que se contrastam na história do livro.

 

Questão 6 – Observe:

“Mas o que ninguém esperava aconteceu e Sophie foi adotada pela mulher mais rica da cidade.”

Nesse segmento, o texto revela:

(     ) o início da história.

(     ) a complicação da história.

(     ) o clímax da história.

 

Questão 7 – Na frase “Longe das amigas, ela se entrega à sua nova vida e acaba descobrindo um lugar encantado na mansão da Sra. Anne.”, o vocábulo grifado foi usado para:

(     ) caracterizar.

(     ) exemplificar.

(     ) complementar.

 

Questão 8 – A parte “[…] Sophie percebe que o lugar oferece mais perigos do que ela imaginava e possui segredos que a sua nova família daria a vida para proteger.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 9 – Identifique o trecho que contém uma opinião:

(     ) “O jardim é rodeado de mistérios […]”

(     ) “[…] poderia lhe render momentos de pura diversão […]”

(     ) “Um livro cheio de encantos e surpresas […]”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário