Início Série5º ano Interpretação de texto: Tecidos musculares – 5º ano

Interpretação de texto: Tecidos musculares – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre os tecidos musculares. Diferentes tipos de tecido muscular estão envolvidos em diferentes atividades realizadas pelo corpo humano! Quais são eles? Como funcionam no nosso corpo? Descubra, lendo o texto! Depois, não deixe de responder às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF15LP01, EF15LP02, EF15LP03, EF15LP04, EF15LP05 e EF15LP06.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Para cada função, um tipo de músculo

    Diferentes tipos de tecido muscular estão envolvidos em diferentes atividades realizadas pelo corpo humano: as batidas do coração, o transporte do alimento desde a boca até o intestino, os exercícios que realizamos com os braços ou com as pernas… Coisas bem distintas, mas com um ponto em comum – o movimento.

    Assim como nós movimentamos nosso corpo de maneiras variadas – por exemplo, para correr, nadar ou andar de bicicleta –, as células também se movimentam para cumprir diferentes missões.

     Apesar de todas as células do tecido muscular realizarem a função de dar movimento a várias partes do organismo, elas não são todas iguais. Algumas células são mais longas; outras, mais arredondadas; e algumas têm forma mais cilíndrica. De acordo com o tipo de célula que o forma, o tecido pode ser considerado liso ou estriado (com aparência de listras).

    O corpo humano apresenta três tipos de tecido muscular diferentes, classificados de acordo com sua aparência: liso, cardíaco estriado e esquelético estriado. E cada um tem a sua maneira de funcionar…

    Os músculos que temos nos braços e nas pernas, por exemplo, agem de acordo com as “ordens” que emitimos. Assim, estamos no comando do nosso corpo para andar, pular corda, escrever… Podemos fazer isso mais rapidamente ou mais devagar, conforme aquilo que queremos. Já o músculo do coração se movimenta independentemente da nossa vontade, fazendo sua missão de maneira rápida e ritmada. Por fim, um terceiro tipo de tecido muscular forma os vasos sanguíneos, o esôfago, o estômago e o intestino. Esses músculos também não dependem da nossa vontade para se mexer, mas seus movimentos são muito mais lentos que as batidas do coração.

Deivid Wanderson Couto dos Anjos e Giselle Pinto de Faria. Revista “Ciência Hoje das Crianças”.

Disponível em: <https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_218.pdf>.

 

Questões 

Questão 1 – Em “Coisas bem distintas, mas com um ponto em comum – o movimento.”, a que coisas o texto se refere?

 

 

Questão 2 – Na passagem “Assim como nós movimentamos nosso corpo de maneiras variadas […], as células também se movimentam para cumprir diferentes missões.”, a expressão grifada:

(     ) inicia uma causa.

(     ) introduz um exemplo.

(     ) estabelece uma comparação.

 

Questão 3 – Na frase “Apesar de todas as células do tecido muscular realizarem a função de dar movimento a várias partes do organismo, elas não são todas iguais.”, o termo destacado:

(     ) retoma.

(     ) anuncia.

(     ) complementa.

 

Questão 4 – O trecho “Algumas células são mais longas; outras, mais arredondadas; e algumas têm forma mais cilíndrica.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 5 – Os parênteses contêm:

(     ) uma opinião.

(     ) uma correção.

(     ) uma explicação.

 

Questão 6 – O texto revela que “o corpo humano apresenta três tipos de tecido muscular diferentes”. Quais são eles?

 

 

Questão 7 – De acordo com o texto, o tecido muscular que reveste os braços e as pernas agem:

(     ) independentemente da nossa vontade, de forma mais lenta.

(     ) conforme a nossa vontade, mais rapidamente ou mais devagar.

(     ) independentemente da nossa vontade, de modo rápido e ritmado.

 

Questão 8 – Segundo o texto, o tecido muscular que forma os vasos sanguíneos também forma:

(     ) o coração.

(     ) os braços e as pernas.

(     ) o esôfago, o estômago e o intestino.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário