Início Série5º ano Interpretação de texto: Associação Mico-leão-dourado – 5º ano

Interpretação de texto: Associação Mico-leão-dourado – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a Associação Mico-Leão-Dourado. Vamos conhecer melhor essa associação? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas! BNCC 5º ano: EF05LP01, EF05LP02, EF05LP04, EF05LP07, EF05LP10 e EF05CI02.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Sobre a Associação Mico-Leão-Dourado  

    A Associação Mico-Leão-Dourado (AMLD) tem caráter científico, social e educacional. A missão dessa associação é promover a conservação da Mata Atlântica, na baixada costeira do estado do Rio de Janeiro, e toda sua fauna característica, em particular o mico-leão-dourado. Com isso, a AMLD contribui também para assegurar a qualidade de vida da população da região.

    O parque conta com diversos atrativos, como trilhas e exposições sobre a conservação do mico-leão-dourado. No mirante, os visitantes podem desfrutar de uma vista privilegiada da Reserva Biológica Poço das Antas e do viaduto vegetado.

    Outro destaque é o Mico Safári, um passeio em veículo 4×4 que permite explorar todo o Parque do Mico. O local também promove atividades e eventos frequentes, como oficinas de agroecologia, educação ambiental, expedições científicas e passeios para observação de aves. 

Disponível em: <https://www.gov.br/icmbio/pt-br/assuntos/noticias/ultimas-noticias/parque-do-mico-no-rio-de-janeiro-recebe-titulo-de-reserva-particular-do-patrimonio-natural>. (Fragmento com adaptação).

 

Questões 

Questão 1 – Releia:

“A missão dessa associação é promover a conservação da Mata Atlântica, na baixada costeira do estado do Rio de Janeiro, e toda sua fauna característica […]”

 A que associação o texto se refere?

 

Questão 2 – Qual o foco da associação identificada acima, em relação à conservação da fauna?

 

 

Questão 3 – Em “Com isso, a AMLD contribui também para assegurar a qualidade de vida de toda a população da região.”, o termo grifado tem o mesmo sentido de:

   ) “garantir”.

(     ) “priorizar”.

(     ) “transformar”.

 

Questão 4 – O trecho “O parque conta com diversos atrativos, como trilhas e exposições sobre a conservação do mico-leão-dourado.” é:

(     ) uma narração.

   ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 5 – Observe:

“No mirante, os visitantes podem desfrutar de uma vista privilegiada da Reserva Biológica Poço das Antas e do viaduto vegetado.”

Esse segmento funciona como:

(     ) um alerta.

(     ) um pedido.

   ) um convite.

 

Questão 6 – Na frase “Outro destaque é o Mico Safári, um passeio em veículo 4×4 que permite explorar todo o Parque do Mico.”, a parte destacada:

   ) dá uma explicação.

(     ) aponta um exemplo.

(     ) expressa uma opinião.

 

Questão 7 – Sublinhe a seguir a palavra que exprime a ideia de soma:

“O local também promove atividades e eventos frequentes […]”

 

Questão 8 – Na passagem “[…] expedições científicas e passeios para observação de aves.”, o vocábulo “para” foi empregado para indicar:

(     ) direção.

(     ) destino.

   ) finalidade.

 

Questão 9 – O texto foi escrito com uma linguagem:

   ) culta.

(     ) informal.

(     ) regional.

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário